Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EMPRESA CRIA PERFIL DO TORCEDOR DA COPA DO MUNDO NAS REDES SOCIAIS

27/06/2014

 

Torcedores torcem por vitória do Chile em São Paulo. (Foto: AFP).
 
 
 
A E.life, empresa especializada em inteligência on-line criou um perfil do torcedor da Copa do Mundo nas redes socias nesta primeira fase do torneio. Foram analisadas timelines de 378 usuários do Twitter que fizeram check-in nos estádios em que o Brasil jogou na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol 2014.
 

O objetivo foi traçar um perfil dos torcedores presentes na Arena Corinthians (São Paulo), no dia 12 de junho, na Arena Castelão (Fortaleza), no dia 17, e no Mané Garrincha (Brasília), no dia 23.

Ao todo, foram coletados 61005 tweets postados entre 1ª de janeiro deste ano e o último dia 25 de junho. Do total de 378 usuários que fizeram check-in nos estádios durante os três primeiros jogos do Brasil, foi possível obter informações de perfil de parte da amostra. Entre 205 usuários, como se pode supor, os homens foram a grande maioria ��" 83,9% – , contra 16,1% de mulheres.

A análise dos termos mais frequentes nas bios de 281 usuários revela que 4,3% dos mencionam a palavra Sports ou Esporte na sua descrição, e outros 2,1% se declaram Torcedores, o que indica uma parcela apaixonada por futebol e esportes em geral. Em relação à profissão, 3,6% se dizem Jornalistas, 3,2% se declaram Advogado ou Abogado e 2,8% Estudante ou Estudiante.

Foi possível identificar a origem de 203 usuários: 65,4% são brasileiros, principalmente dos estados que sediaram os jogos (São Paulo – 22,9%, Ceará – 17,6%, Distrito Federal – 13,7%). Cariocas (6,9%) e mineiros 4,6%) se destacam entre os demais. Dos 35% de torcedores de outros países, um quarto veio do México ��" e a invasão mexicana pode ser constatada pela torcida numerosa no Castelão ��" e 12,3% dos Estados Unidos.

Além do check-in nos estádios para as partidas do Brasil contra Croácia, México e Camarões, os torcedores também estiveram em aeroportos (3,19%), outros estádios (2,89%), bares (2,19%), restaurantes (1,36%), hotéis (1,31%), praias (1,04%) e parques (0,96%). Em relação a língua, o português domina os tweets com 64,5%, seguido de 21,7% em espanhol e 4,9% em inglês – comprovando a evidente predominância de estrangeiros de língua latina no país.

As apps dominantes são o Twitter para Android (25,5%), o FourSquare (23,2%) e o Twitter para Iphone (18,7%).

Copa da internet

Apesar da amostragem não refletir o real tamanho dos torcedores nas redes sociais, o estudo ajuda a compreender a Copa do Mundo como um dos maiores fenômenos online recentes. O Twitter e o Facebook estão divulgando dados em tempo real da repercussão das partidas. Este último também fez um infográfico animado mostrando o afluxo de turistas estrangeiros no Brasil.
 
 
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar