Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE OFERECE MAIS RECURSOS PARA VOCÊ ABANDONAR O OFFICE, MAS AINDA NÃO CONVENCE

26/06/2014

Durante a conferência I/O, o Google anunciou que sua suíte para editar textos, planilhas e apresentações ficou mais completa: agora eles conseguem editar arquivos do Office sem convertê-los. Isso pode ser feito no navegador ou nos apps para Android e iOS. Mas talvez isto não funcione a contento para você.

Agora, há três formas de editar arquivos .docx, .xlsx e .pptx:

- através dos apps Documentos, Planilhas e Apresentações para Android e iOS;

- através de uma extensão para o Google Chrome (que antes só permitia visualizá-los);

- e através do Google Drive na web.

Todos integram a tecnologia do QuickOffice, que o Google adquiriu em 2012. Se você ainda não conseguir editar arquivos do Office, calma: é que a atualização será distribuída aos poucos. (E o app Apresentações para iOS só chegará daqui a algumas semanas.)

Com documentos simples, o Google até que se vira bem mantendo a formatação:

teste google docx 4

Infelizmente, esse nem sempre é o caso: por vezes, imagens mudam de lugar, gráficos somem do nada, e a suíte do Google ainda não consegue evitar isso. Como teste, usamos um release antigo da Sony. Ele fica assim no Word:

teste google docx

E assim no Documentos Google:

teste google docx 2

Infelizmente, nem mesmo o Word Online lida com ele de forma correta, movendo a imagem para cima e sumindo com o logo da Sony:

teste google docx 3

E olha que a Microsoft usa a quebra de formatação como argumento para você não usar o Google Docs:

Colaboração online

Vale notar que, no Google, não será possível oferecer arquivos do Office para outras pessoas editarem: a colaboração só funciona nos documentos do Google.

Mas se você usa os formatos do Google, há uma nova forma de colaborar: com o “Sugestões”, outras pessoas podem modificar seu texto no Docs, mas você decide se aprova ou não as mudanças. É uma versão mais intuitiva do “Controlar alterações” presente no Word:
 
google drive sugestoes 2
 
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar