Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UMA MINICÂMERA DE RAIOS-X QUE CONSEGUE VER O QUE ESTÁ NA SUA MALA

24/06/2014

raioxis2
 
 

A American Science and Engineering (AS&E) lançou uma pequena pistola de raios-X com habilidades bem impressionantes. Do tamanho de um pão de forma, a Mini Z Backscatter consegue encontrar produtos contrabandeados em bolsas e pode ver através de portas de carros. Ela pode até mesmo, algum dia, ser ligada a um Oculus Rift para uma experiência imersiva de raios-X.

O Z do Mini Z se refere ao sistema móvel de imagem ZBV da empresa, que é basicamente um caminhão de carga com raios-X que consegue ver o que está dentro de containers. A nova versão portátil funciona da mesma maneira, mas numa escala bem menor. A ferramenta permite que autoridades consigam escanear objetos instantaneamente –como malas em um checkpoint de segurança– ou em locais de difícil alcance –como embaixo de bancos de avião. A AS&E é a mesma empresa que faz os scanners de corpo dos aeroportos, ou seja, eles entendem bem desse tipo de coisa.

780784591376944709

O Mini Z não consegue ver através de qualquer coisa, entretanto. (Ele também não é uma arma.) Ele é muito bom para espiar o que está atrás de tecidos e camadas de metal, mas muros de tijolos ainda são um desafio. O sistema de imagem também é calibrado para identificar materiais orgânicos, como drogas, dinheiro e explosivos. O que talvez chame mais a atenção é que ele não somente é uma versão reduzida dos tubos de raios-X, mas também consegue emitir esse tipo de raio continuamente e mandar as imagens para um laptop ou tablet próximo. Ele usa apenas 10 watts de energia, o que é fichinha perto dos 3 mil que sistemas maiores usam. O preço, 50 mil dólares, é cerca da metade do que os concorrentes grandões custam.

A AS&E anunciou o novo Mini Z como um equipamento para uso militar, policial e alfandegário. Eles estão falando sério sobre a compatibilidade com o Oculus Rift, também. Tudo que falta para as forças armadas terem óculos de raios-X plenamente funcionais é um pouco de software. “Foi uma das primeiras coisas que pensamos para ele”, diz Joe Reiss, o vice-presidente da AS&E. Mas que coisa maluca, né? Parece que nossos soldados terão habilidades do Super-Homem em breve, certo?
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar