Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ATÉ 2020, PROCESSADORES DEVEM GASTAR 25X MENOS ENERGIA

20/06/2014

Executivos da AMD preveem que a eficiência dos processadores poderá ser aumentada em até 25 vezes nos próximos seis anos, segundo um plano de desenvolvimento criado pela empresa.

Sam Naffziger, um dos pesquisadores da empresa, diz que, em um futuro próximo, poderemos utilizar processadores com potência de apenas 1W em nossos computadores, o que daria a laptops autonomia de vários dias longe da tomada. Além disso, seria possível diminuir o consumo mundial de energia, já que 1% dele vem de computadores pessoais, enquanto outro 1,5% vem de servidores.

Segundo Naffziger a eficiência no gerenciamento de energia está ficando tão avançada que um processador poderá entrar e sair do "estado de espera" muito rapidamente, inclusive entre o pressionar das teclas e entre os frames do vídeo. Até agora, avanços neste âmbito tornaram os processadores da AMD 10 vezes mais eficientes nos últimos seis anos.

Uma maior ênfase dada ao gerenciamento de energia e à eficiencia dos chips ao invés de sua potência se torna importante, principalmente em termos de dispositivos móveis, que dependem de um menor gasto de energia para funcionarem. Mais avanços neste campo poderiam trazer de volta a época em que a bateria de um celular durava semanas, mas desta vez com smartphones.



 
 
Fonte: Olhar digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar