Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIENTISTAS CRIAM TELA INQUEBRÁVEL DE SMARTPHONE FEITA DE ELETRODOS

10/06/2014

touchscreen eletrodos (2)
 
 

Uma tela realmente inquebrável é mais ou menos como o carro voador: uma promessa feita por anos, mas que nunca chega. Agora, cientistas dizem que conseguiram este feito criando uma tela super-resistente de eletrodos transparentes.

Agora mesmo, a tela do seu smartphone está revestida por uma substância transparente e condutora – é o óxido de índio-estanho, ou ITO. Ele é usado em quase tudo: monitores LCD, TVs de plasma, até em cabines de piloto em aviões.

O problema: o ITO é muito caro, bastante frágil, e há um estoque limitado dele. Faz tempo que pesquisadores vêm tentando encontrar uma alternativa, e uma equipe de engenheiros de polímeros na Universidade de Akron (EUA) acredita ter feito isso.

touchscreen eletrodos (1)

Em vez de ITO, a equipe – liderada pelo professor-assistente Yu Zhu – criou uma malha de eletrodos metálicos e a colocou entre duas camadas de polímeros. O resultado foi uma tela super-resistente que aguenta testes pesados. E o mais importante: ele é barato de produzir, e não limitado a um pequeno estoque como o ITO.

De acordo com Zhu, sua invenção poderia substituir grande parte das telas no mercado. “Esperamos que este filme surja no mercado como um concorrente real ao ITO”, diz ele em comunicado à imprensa. “O problema irritante de telas quebradas de smartphones pode ser resolvido de uma vez por todas com esta touchscreen flexível.”
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar