Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COPA 2014: CAMBISTAS ONLINE E OFERTAS TENTADORAS SÃO PERIGO IMEDIATO

23/05/2014

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 tende a crescer o número de ataques virtuais que aproveitam o evento para praticar golpes contra usuários desprevenidos. Com base nessa constatação, os especialistas do Laboratório de Investigação da ESET América Latina preparam uma lista de situações criadas pelos cibercriminosos para atrair internautas brasileiros e ensinam como evitar esse tipo de ameaça virtual.

·Campanhas de Phishing: já foram identificados golpes que simulam sorteios de ingressos para a Copa do Mundo como se estivessem sendo realizados por grandes empresas, mas que na verdade são falsos, e que solicitavam dados bancários e pessoais dos participantes. É comum essa prática dos cibercriminosos utilizarem eventos importantes ou que gerem grande interesse para os usuários com o objetivo de enganá-los e roubar informações valiosas.

·Ofertas tentadoras: antes da Copa do Mundo são muito comuns as promoções de vendas de itens relacionados ao mundial – como, por exemplo, TVs de LCD para assistir ao jogos) – ou sorteios que prometem estadias para assistir todo o evento. No entanto, é necessário analisar bem esse tipo de ofertar para identificar se trata-se de uma proposta real ou falsa. Isso porque, por trás de uma oferta muito tentadora pode estar um site fraudulento.

·Exposição de informações pessoais: é evidente que todo tipo de dados e informações pessoais, como senhas bancárias, devem ser protegidos. Se um cibercriminoso tiver acesso a esses dados, pode utilizá-los para aplicar golpes no qual simulam ser a vítima.

·Vendas paralelas com cambistas online podem ser falsas: De acordo com a FIFA, a venda de ingressos para a Copa do Mundo pelo site oficial do campeonato encerrou no dia 15 de maio. Existe a possibilidade, no entanto, de realização de uma nova venda extraordinária, para o caso em que não foram esgotados os ingressos para determinadas partidas. Por conta disso, é importante ficar atento a vendas de ingressos falsos realizadas pela internet.

·Sites falsos: Nem todas as informações apresentadas sobre a Copa do Mundo são verdadeiras. Por trás de um falso link por e-mail, por exemplo, podem esconder-se várias ameaças. Portanto, é muito importante sempre conferir se o site é seguro, na hora de buscar notícias ou resultados online dos jogos. Verifique se o endereço do site inicia com HTTPS:// e possui selo de segurança. Esses dois pontos podem facilitar a identificação de um site seguro e evitar que o usuário fique vulnerável.

“Um comportamento seguro é sempre a melhor forma de prevenir-se dos ataques virtuais, que tendem a intensificar-se no Brasil e explorar o tema Copa do Mundo, por conta do grande interesse das pessoas em assuntos relacionados ao mundial”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar