Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O MUNDO ESTÁ FICANDO SEM OURO

23/05/2014

Quanto ouro você teria se conseguisse roubar tudo o que já foi minerado na história? Não muito – daria para criar um cubo sólido com lados de 20 metros. Não há muito ouro no mundo, e está cada vez mais difícil encontrá-lo. E nosso amor por gadgets pode ser parte deste problema.

Uma reportagem do Wall Street Journal revela que estamos a apenas duas décadas de esgotar o estoque mundial de ouro, se a mineração continuar em um ritmo acelerado. Como podemos estar ficando sem ouro? Simples. Este metal explodiu em popularidade nas décadas de 90 e 00, os depósitos de fácil acesso foram esvaziados. Agora, o ouro que está sendo descoberto fica em lugares profundos da Terra, ou seja: para que ele possa ser extraído, exige-se muito mais trabalho do que antes.

bco9ajfimqliebaehusoMina de ouro em Kalgoorlie, no oeste da Austrália, por Gilles Paire.

Agora, novas descobertas de ouro são raras. Em 2012, por exemplo, não houve nenhuma:

Em 1995, 22 depósitos de ouro com ao menos 56 toneladas de ouro foram descobertos, segundo o SNL Metals Economics Group. Em 2010, foram feitas seis dessas descobertas, e em 2011, apenas uma. Em 2012: nenhuma.

A não ser que empresas de ouro queiram cavar mais profundamente – frequentemente em áreas árticas que são consideravelmente difíceis de serem mineradas – está difícil descobrir novas fontes do mineral. Em um exemplo citado pelo artigo, mineradoras precisaram explodir 100 toneladas de pedra para encontrar apenas 500 gramas do metal. As práticas ilegais de mineração também contribuem para isso.

APTOPIX Peru Illegal GoldFoto aérea mostrando o distrito La Pampa e sua mineração informal na região Madre de Dios no Peru. Foto via AP/Rodrigo Abd.

Claro, um cubo de ouro com lados de 20 metros parece imenso. Mas pense que escarificar este bloco em todas as barras de ouro, moedas, componentes eletrônicos e até mesmo jóias que existem no mundo. É algo extremamente pequeno – há apenas 0,005 partes por milhão na crosta da Terra, em comparação com 50 partes por milhão de cobre. Na verdade, alguns especialistas em ouro dizem que existe ainda menos. Em 2013, Warren Buffet estimou que o cubo teria lados com apenas 7 metros de comprimento.

Eis onde tudo fica estranho. Como diz a BBC, todo o ouro minerado desde o início do tempo foi, essencialmente, reciclado: uma peça de ouro minerada pelos romanos pode ter sido derretida e transformada em uma barra de ouro nos anos 1800, e pode até ter se tornado um produto de consumo como um relógio de ouro.

Mas e todos esses gadgets, eletrônicos e computadores que exigem minimas quantidades de ouro para funcionar? Eles estão mudando o padrão de reutilização do ouro pela primeira vez na história. Como pouco ouro é usado nessas tecnologias, não faz muito sentido reciclar. Então os tempos em que o ouro, assim como o ar, se manteve como um recurso estático na Terra não existem mais. Nossas reservas de ouro continuarão a se esgotar, um iPhone por vez. 
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar