Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIENTISTAS INDUZIRAM SONHOS LÚCIDOS COM ALGUNS CHOQUES ELÉTRICOS

13/05/2014

Estamos um passo mais próximos de um futuro onde controlamos nossos sonhos, após um estudo mostrar que aplicar um corrente elétrica suave no couro cabeludo pode induzir sonhos lúcidos. Parece um pouco com A Origem, mas envolve mais ciência e menos espionagem. E também é bastante divertido.

O estudo em si é bem simples. Com base em pesquisas anteriores que sugeriam que sonho lúcido era um estudo único com propriedades tanto do sono REM quanto de quando estamos acordados, a Doutora Ursula Voss, da Universidade Johann Wolfgang Goethe, na Alemanha, junto com a sua equipe, aplicou estímulos elétricos ao cérebro de 27 pessoas enquanto elas dormiam. Nem os pesquisadores, nem as pessoas sabiam quanto de choque elétrico estava sendo administrado, mas scans cerebrais mostraram um aumento na atividade cerebral em áreas frontais e temporais em torno de 40 megahertz. Isso também aconteceu com a mesma frequência em outras experiências da Doutora Voss com sonhos lúcidos.

A correlação não é coincidência. Os pesquisadores descobriram que o estímulo elétrico não apenas “influencia a atividade cerebral em curso”, mas também “induz a consciência auto-reflexiva em sonhos”. Em outras palavras, sonho lúcido. Cientistas esperam que a técnica ajude em pesquisas psiquiátricas, especialmente em casos de doença de stress pós-traumático.

Essa não é a primeira técnica que afirma ter induzido o sonho lúcido. Ao longo dos anos, diversas máscaras bobas e óculos dizem oferecer uma experiência de A Origem. Mas, neste caso, ela tem base científica.  
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar