Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD REVELA SEU ROADMAP PARA COMPUTAÇÃO AMBIDESTRA, QUE UNE ARM E X86 EM UM CHIP

07/05/2014

A AMD divulgou seu planejamento de processadores com computação "ambidestra", forma como a empresa se refere ao projeto de chips que unem núcleos na tradicional arquitetura x86 e na mais recente ARM. A nova plataforma será chamada K12, e tem estreia estimada para 2016.

 

Os chips K12 combinarão os núcleos de processamento Puma x86 com o baixo consumo dos núcleos Cortex A57 ARM. Eles unem o portfólio de tecnologias da AMD em áreas como processamento e chips gráficos com a eficiência dos chips Cortex em uma interface com suporte a HSA, com o uso do Graphic Core Next.

A estreia desta arquitetura mista será feita ainda em 2015 com a plataforma Skybridge, formada com um conjunto de APUs com litografia em 20 nanômetros que serão as primeiras compatíveis tanto com chips na arquitetura ARM quanto x86. O Skybridge terá suporte a tecnologias como o HSA e o AMD Security Technology.

A AMD vem apostando em soluções híbridas e o uso do licenciamento dos chips Cortex ARM de 64-bits, assim como a combinação de CPUs e seus processadores gráficos. Recentemente a empresa demonstrou seus processadores Opteron voltados para servidores, que combinam a arquitetura Steamroller e a GPU baseada em GCN. Na linha Opteron, também há versões com processamento ARM 64-bits.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar