Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JOGAR FORTALECE INTERAÇÃO DE PÚBLICO MAIS VELHO DO FACEBOOK

11/04/2014

Jogar no Facebook pode ser considerado uma perda de tempo para muita gente (principalmente para quem se incomoda com os convites para participar do "Candy Crush" e do "Farmville", por exemplo). Mas, para uma parcela dos usuários, especialmente os mais velhos, os games podem ser mais do que apenas um passatempo: funciona como uma forma de interagir com a família e os amigos.

Esse tipo de relação acontece porque os mais velhos não enxergam as redes sociais da mesma forma que os jovens. Quem explica é o psicólogo Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas.

"Para os usuários mais novos, qualquer coisa é motivo para um post, como a foto da comida ou uma frase. Já os mais velhos restringem seus posts a conteúdos mais relevantes, excluindo o trivial. Isso diminui a interação deles na rede, e os jogos são uma saída para se aproximar da família e amigos", explicou Nabuco.
A dona de casa Simone Aparecida Scarso Tezotto, 49, joga praticamente todos os dias games como "Candy Crush" e "Farm Heroes Saga", todos na rede social Facebook. Ela começou a participar depois que recebeu diversos convites de familiares.

"Eu interajo com minha família nos games. Meu marido também joga ´Candy Crush´, por exemplo, então ficamos mandando vidas um para o outro", contou.

Além do companheiro, seu filho, nora e diversos outras pessoas da família também são engajados na atividade e interagem com ela na rede social.

O fato de esses usuários mais velhos jogarem no Facebook (hábito muitas vezes atribuído aos mais novos) faz com que alguns deles se tornem alvos de brincadeiras dos amigos.

Arquivo pessoal
Dener joga "Marvel Alliance"
Esse é o caso do jornalista Dener Gomes da Silva, 40. Ele joga "Marvel Avengers Alliance" durante cerca de uma hora por dia.

O game foi lançado como ação promocional do filme "Vingadores" e atraiu a atenção dele, que se interessa por heróis em quadrinhos.

"Tirando meus amigos que também jogam e minha namorada, que é muito compreensiva, sempre fazem uma piada ou me chamam de ´crianção´", disse.

Arquivo pessoal
Silvana Fogo evita enviar convites no Facebook
Situação semelhante acontece com a professora Silvana Aparecida Nardini Fogo, 51. Ela joga "Candy Crush", "Pet rescue" e "Criminal Case", todos no Facebook, e diz que já foi alvo de brincadeiras, mas não se importa.

Silvana garante, no entanto, que não envia os famigerados convites.  "Eu não mando convites para ninguém, mas eu e meus amigos sempre trocamos ´vidas´ e outros bônus próprios dos jogos. Fica mais divertido assim", afirmou.

Além do gosto pelos games, a diferença de idade tem impacto no tempo de interesse em cada atividade, segundo o psicólogo Cristiano Nabuco. "Os jovens, naturalmente, perdem o interesse por uma atividade mais rápido que os as pessoas com idade mais avançada. Esse comportamento se repete nos games sociais."

Como enviar convite só para quem joga
Para quem joga, é possível enviar vidas e outras coisas somente para os usuários que também participam daquela atividade. Na hora de mandar o pedido, a rede social exibe várias abas, para que o usuário selecione qual amigo deseja enviar a solicitação. Uma delas mostra apenas quem também joga aquele game. Deixe todos os amigos desmarcados e selecione apenas aqueles que estão no jogo.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar