Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FAMOSO WALLPAPER DO WINDOWS XP É FRUTO DE HISTÓRIA AMOR

04/04/2014

O fotógrafo americano Charles O´rear ficou famoso por retratar o papel de parede "Bliss" ("felicidade", em inglês), usado como padrão no sistema operacional Windows XP. Em entrevista ao site de tecnologia "Cnet", O´rear disse que a foto só foi tirada, pois foi fruto de uma história de amor. Ele só fotografou o local, pois estava indo ver sua namorada.

"Teve uma época que no meio do inverno [no hemisfério norte], em janeiro, que chovia bastante. A grama estava ficando brilhante. Enquanto eu dirigia pela estrada para ver Daphne [sua atual mulher], a tempestade parou, apareceram algumas nuvens e comecei a tirar fotos", afirmou o fotógrafo.

Andrew Huang/Creative Commons
Imagem de 2007 mostra o fotógrafo Charles O´rear; ele fez a imagem "Bliss", usada como papel de parede padrão do Windows XP

A imagem foi vendida para a Corbis (empresa de banco de imagens) sem nenhum tipo de alteração e, depois, foi comprada pela Microsoft. Ninguém sabe quanto a empresa de software pagou pela foto, mas estima-se que foi a maior quantia já paga e que Charles O´rear ganhou dinheiro suficiente para se aposentar.

"Vários anos após a estreia do Windows XP, recebi um e-mail de um dos engenheiros da Microsoft perguntado onde a imagem foi feita. Eles achavam que tinha sido editada no Photoshop e que o lugar onde foi clicada era em Washington, perto da sede da empresa", disse.

"Bliss" foi clicada durante uma tarde de sexta-feira de 1996 na região de Napa Valley, na Califórnia (Estados Unidos), que é conhecida pela produção de vinhos. A câmera utilizada foi uma Mamiya RZ67, equipada com um filme Kodachrome 64, que o fotógrafo diz ser um dos melhores já feitos, pois poucos conseguiriam capturar aquele nível de verde.

Apesar da proximidade do fim de suporte ao Windows XP, O´rear acredita que a imagem será "eterna". "Quando você tiver 90 anos e a foto de ´Bliss´ aparecer em algum lugar, você vai dizer que se lembra dessa imagem, do tempo em que os computadores ficavam sobre as mesas", afirma.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar