Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NASA VAI LIBERAR CÓDIGO DE GRANDE PARTE DOS SEUS PROJETOS DE SOFTWARE

04/04/2014

A NASA vai liberar o código de diversos dos seus projetos de softwares criados ao longo da sua história. Não estamos falando aqui apenas de softwares como os responsáveis pelos sistemas de seus foguetes, e sim também sistemas robóticos, criogênicos e até simuladores climáticos.

A agência espacial norte-americana liberou há alguns anos o código do sistema de orientação e do módulo lunar da Apollo 11, mas foi só o começo. A partir da semana que vem, a NASA disponibilizará um catálogo online com mais de 1.000 dos seus projetos, com guias para ajudar pessoas a adaptarem os códigos para outros fins que não sejam o original desenvolvido pelos engenheiros da agência.

Talvez você não tenha interesse em um sistema de orientação de foguetes, mas os códigos da NASA podem ser usados para outras coisas. Em 2005, por exemplo, biólogos marinhos adaptaram o algoritmo de mapeamento estelar do telescópio Hubble para rastrear e identificar tubarões-baleia em perigo. O software foi adaptado novamente e agora rastreia ursos polares no Ártico e peixes-lua nas Ilhas Galápagos.

O governo dos EUA começou a liberar seus códigos recentemente – em fevereiro, a DARPA disponibilizou um catálogo parecido. A própria NASA já oferece alguns de seus códigos por aqui – mas, agora, eles ficarão muito mais organizados.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar