Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EUA: APPLE OFERECE REEMBOLSO DE COMPRAS FEITAS POR CRIANÇAS EM APLICATIVOS

01/04/2014

A Apple enviou e-mails a usuários do iTunes nos Estados Unidos informando sobre a possibilidade de reembolso no caso de compras feitas por crianças dentro de aplicativos. Segundo a "Reuters", eles terão até 15 de abril de 2015 para fazer a solicitação, que será analisada pela fabricante.

"Alguns clientes nos informaram que era muito fácil seus filhos fazerem compras em aplicativos. Por isso, melhoramos os controles parentais para que eles administrem ou impeçam completamente as crianças de fazerem compras. Além disso, ofereceremos reembolso em alguns casos", diz o texto do e-mail enviado pela Apple. A fabricante não informou, no entanto, quais casos são passíveis de reembolso.

A oferta de reembolso faz parte de um acordo feito entra a Apple e a FTC, entidade que regulamenta o comércio nos Estados Unidos. A companhia americana também pagou pelo menos US$ 32,5 milhões (quase R$ 76,4 milhões) para retirar a queixa registrada na entidade. 

A infração da companhia era a de não informar aos pais que, ao digitar uma senha, eles liberam uma compra para o usuário e que essa pessoa possa fazer compras ilimitadas por um período de 15 minutos. Segundo a entidade, a empresa apenas exibe uma área de senha e não especifica essas informações sobre as possibilidades de compra.

Alerta no iOS 7.1

Na época do acordo, a FTC indicou que a Apple deveria também mudar as práticas de cobrança em sua loja de aplicativo no mercado norte-americano. Com a atualização do iOS 7.1, a medida foi atendida em parte.

O sistema móvel traz agora uma mensagem de alerta informando que o login do usuário está ativo para compras dentro de aplicativos pelos próximos 15 minutos depois que ele insere a senha.

Reprodução/TechCrunch
iOS 7.1 avisa que sessão de compras está ativa por 15 minutos após digitar senha

Além disso, uma mensagem sugere ao usuário acessar Configurações > Geral > Restrições para alterar essa permissão.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar