Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ROTEADORES WI-FI TERÃO MAIS ESPECTRO NOS EUA

01/04/2014

 

A discussão levou mais de um ano, mas nos Estados Unidos a Federeal Communications Comission – a Anatel de lá – ampliou a capacidade de espectro disponível para equipamentos Wi-Fi. São 100 MHz a mais na faixa de 5 GHz, com vistas a ampliar a capacidade de transmissão dos equipamentos.

Segundo a FCC, a ideia é ‘aliviar o congestionamento no tráfego Wi-Fi’ – embora a proposta original, apresentada ainda em janeiro de 2013, era de ampliar a fatia do espectro já utilizado em 5GHz em 195 MHz.

Roteadores Wi-Fi, como esses aparelhos que são instalados para uso doméstico, utilizam em geral as faixas de 2,4 GHz e 5 GHz que são fatias “não licenciadas” do espectro. Ou seja, não é preciso, no caso do Brasil, uma autorização da Anatel para fazer uma rede sem fio em casa.

A fatia ‘ampliada’ nos EUA era originalmente destinada a aplicações de telefonia via satélite – mas aparentemente apenas uma única empresa, a Globalstar, faz algum tipo de uso restrito desse naco do espectro.

Mas se já está valendo a ampliação da capacidade dos Wi-Fi – embora dependa da indústria de equipamentos a produção de aparelhos que aproveitem essa nova capacidade – a FCC também prometeu uma nova fatia de radiofrequências para as operadoras móveis.

Serão 65 MHz leiloados pelo regulador americano, no que a FCC classificou como “maior quantidade de espectro para banda larga móvel que a Comissão tornou disponível desde o leilão dos 700 Mhz, em 2008”.

No caso, o leilão envolve nacos das faixas de 1695-1710 MHz, 1755-1780 MHz, e 2155-2180 MHz. “O acesso a essas bandas ajudarão empresas ‘sem fio’ a alcançar a crescente demanda por dados móveis permitindo maiores velocidades wireless e maior capacidade”, disse, em nota, a FCC.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar