Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

USUÁRIOS DE IPHONE 4S DIZEM QUE WI-FI PARA DE FUNCIONAR COM IOS 7.1

28/03/2014

Parte dos usuários de iPhone 4S que fizeram o download do iOS 7.1, liberado pela Apple no início de março, relatam em fóruns na internet que não conseguem mais usar a conexão Wi-Fi nos smartphones. A opção aparece desabilitada (cinza) e é impossível ligá-la. Por enquanto, não há solução da Apple para o mau funcionamento.

Procurada pelo UOL, a Apple Brasil afirmou que não comentará o tema. No entanto, a empresa indica sua página de suporte caso o usuário necessite de assistência.

Ao abrir o menu de acesso rápido, o usuário se depara com a mensagem: "Wi-Fi indisponível".  Quando acessa a função em Ajustes, a tela fica "congelada" mostrando o botão do Wi-Fi desabilitado.

No fórum de discussões da Apple, o primeiro a reclamar do problema foi um usuário identificado apenas como "fahruzi", um dia após a Apple liberar a atualização para o iOS 7.1. Até o momento, o tópico em inglês intitulado "iOS 7.1 iPhone 4S - Wi-Fi indisponível... ajude" teve 66 respostas de usuários e a maioria conta passar pelo mesmo problema.

Reprodução/Apple
Segundo usuários, o botão do Wi-Fi fica constantemente desabilitado no iPhone 4s. Ao acessá-lo no menu rápido, surge a mensagem de ´´Wi-Fi indisponível´´

O bug aparentemente afeta apenas uma parte dos usuários do iPhone 4S – não encontramos reclamações semelhantes em relação a outros modelos mais novos, como o iPhone 5 ou 5s. Consultamos assistências técnicas da Apple, que confirmaram ter atendido clientes com esse modelo de smartphone também com problemas no Wi-Fi após a atualização do sistema.

É possível encontrar, também no fórum de discussões da Apple, usuários que reclamaram de problemas com o Wi-Fi após atualizarem seus dispositivos para o iOS 7.0.4 (versão anterior à 7.1). Naquele caso, alguns diziam que era preciso ficar muito próximo ao roteador para a rede aparecer disponível no iPhone. Outros disseram que, apesar das redes disponíveis aparecerem, era impossível conseguir conexão.

Sem solução oficial
Usuários que buscam assistências técnicas da Apple são orientados a esperar. "Não há uma solução por enquanto. Estamos instruindo nossos clientes a aguardar uma atualização da iOS para uma possível correção desse problema", afirma André Marcelino, diretor da iPhone Fix, assistência técnica especializada em Apple.

Em todo caso, uma recomendação básica indicada pela Apple para solucionar problemas de Wi-Fi em qualquer iPhone é redefinir as configurações de rede em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.

Além disso, é recomendável reiniciar o aparelho roteador antes de tentar conectar o iPhone à rede.

Gambiarras perigosas
Na tentativa de fazer o iPhone 4S voltar a se conectar ao Wi-Fi, alguns usuários recorrem a soluções alternativas encontradas em fóruns e no YouTube.

A mais bizarra delas (desaconselhada por especialistas) está no YouTube: esquentar o smartphone usando um secador de cabelo para forçar o iPhone 4S a entrar em modo de alerta de calor excessivo. O aparelho então é desligado e esfriado -- no freezer mesmo. Ao ligar o iPhone 4S e resetar as configurações de rede, o Wi-Fi voltaria a aparecer habilitado. 

Marcelino, da iPhoneFix, afirma que essa técnica até pode resolver momentaneamente o erro, se ele for causado por uma intermitência na placa lógica do iPhone 4S, não pelo software. "Mas o problema volta a aparecer mais cedo ou mais tarde", diz.

De fato, quem tentou a "gambiarra" também relata nos fóruns que a solução é paliativa – funciona durante um tempo, mas depois o Wi-Fi volta a aparecer desabilitado.

Mas o perigo mais evidente é estragar o aparelho ao aquecê-lo e esfriá-lo. "Esses procedimentos caseiros como usar o secador de cabelos e depois geladeira ou freezer elevam a temperatura da placa, que não contém apenas a antena do Wi-Fi. Todos os outros componentes ficam lá também e podem parar de funcionar", alerta Juliana Nishiyama, sócia-proprietária da iPhone Place, assistência técnica especializada em Apple.
 

Duas outras alternativas sugeridas nos fóruns são habilitar o recurso Acesso Pessoal (Ajustes > Acesso Pessoal) ou restaurar o iPhone (sem usar o backup anterior e instalando pelo iTunes o firmware do aparelho, parte essencial, como um "cérebro", que distribui todas a informações eletrônicas e de memória).

Neste último caso, Juliana alerta que somente se o iPhone não estiver com outros problemas pré-existentes, essa manobra poderá ser feita sem riscos ou possibilidade de danos ao aparelho. "O difícil mesmo é saber se já existe um ´possível dano´ no celular. Portanto, é muito difícil atestar que a restauração vá recuperá-lo."
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar