Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LONGAS JORNADAS NO COMPUTADOR PODEM PREJUDICAR A VISÃO; VEJA CUIDADOS

28/03/2014

É comum encontrar pessoas que passam muito tempo em frente ao monitor ou algum eletrônico. Essa prática, no entanto, pode causar efeitos colaterais na visão e demanda cuidados especiais.

O problema mais comum causado pelo uso de aparelhos que emitem luz é chamado de Síndrome da Visão Cansada. Ela ocorre porque os olhos ficam "sobrecarregados", pois estão focados na leitura a todo o momento.

"Os sintomas mais comuns da visão cansada são enxergar imagens borradas, dor de cabeça, ardência e olhos secos", conta o oftalmologista José Ricardo Abreu Reggi, do Hospital Santa Isabel.

Os olhos ficam ressacados porque, durante o uso de monitores, por exemplo, o usuário pisca até 30% menos do que em situações normais, de acordo com Reggi.

Em casos extremos, a falta de lubrificação pode causar perda de sensibilidade na córnea, um processo chamado hipoestesia. "Quando o usuário não pisca, a córnea fica menos sensível e isso pode levar até a inflamações e ulcerações", explica Pedro Antonio, oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista.

Quem utiliza lente deve tomar ainda mais precauções com o ressecamento, uma vez que o contato do produto com os olhos precisa de lubrificação.

Cuidados

Uma vez que o trabalho moderno está diretamente ligado ao uso dos PCs e por isso é muito difícil se afastar deles, algumas atitudes podem diminuir o impacto do computador na visão.

A oftalmologista Amaryllis Avakian, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda descansar a vista durante o expediente. "É bom fazer pausas de um a cinco minutos para descanso da visão e relaxar a focalização. Nesse intervalo não vale ler ou fazer qualquer outro esforço visual para perto. O objetivo é descansar a visão", afirmou.

Outras dicas incluem usar colírios lubrificantes, visitar um especialista em consultas de rotina, evitar reflexos na tela e reduzir o brilho dos dispositivos.
 

Para diminuir o brilho em um smartphone Android, arraste o dedo sobre barra superior e diminua a barrinha de luminosidade, que possui um símbolo parecido com o Sol.

Nos aparelhos da Apple com iOs 7, o processo é semelhante, mas a barra fica na parte de baixo da tela.

Já nos monitores, é preciso localizar os botões de brilho. Na maioria dos produtos, eles estão localizados ao lado do botão que liga e desliga.

As recomendações dos especialistas abordam também a posição do monitor. Ele deve ficar entre 50 e 70 centímetros da pessoa, e a altura não deve ultrapassar a linha de visão do usuário.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar