Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ADOÇÃO DE SOFTWARE LIVRE NAS EMPRESAS AINDA É BAIXO NO BRASIL

17/03/2014

Uma pesquisa publicada pelo Censo da Associação Brasileira de Profissionais de Tecnologia da Informação, a Assespro, revelou que o Linux é utilizado em 41% das empresas no Brasil. O valor ainda é baixo em comparação ao resto da América Latina.

O Windows segue com seu poderio, ficando com 78% de participação. O Mac OS, usados pelos Macbooks fica com 10%. Como várias companhias usam vários SOs simultaneamente, a percentagem ultrapassa os 100%.

O estudo entrevistou 849 empresas em 17 países, com auxílio da Associação das Empresas de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha (ALETI). Apesar do número de companhias que usam o Linux ter crescido, o Brasil é o país com a menor adoção do sistema entre todos os envolvidos.

Na Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai, o percentual chega a 58%; no México e restante da América Central, em 49%.

O valor abaixo da média no uso do Linux no Brasil surpreende, uma vez que o Governo Federal vem fazendo campanha pela adoção de tecnologia aberta.

“Após mais de uma década de políticas públicas de fomento ao software livre por parte do governo, estes dados indicam que os resultados obtidos no setor privado de TI são inferiores ao de outros países onde essas políticas não foram implementadas, o que serve de alerta em relação à eficácia delas”, comenta Roberto Carlos Mayer, presidente da ALETI e vice presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar