Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ASUS RAMPAGE IV BLACK EDITION - A MELHOR PLACA-MÃE DO MUNDO COM CHIPSET X79

11/03/2014

A ASUS nos enviou para análise sua mais recente placa-mãe socket LGA 2011, possivelmente sua placa mais poderosa já feita, a Rampage IV Black Edition, modelo baseada no chipset Intel X79 compatível com os processadores Sandy Bridge-E e os novos Ivy Bridge-E, como o Core i7 4960X, o processador mais rápido e caro da Intel para computadores Desktop.

A mainboard é uma atualização de tecnologias e projeto da Rampage IV Extreme, inclusive com tamanho semelhante e PCB com muitas semelhança no que diz respeito a disposição dos componentes.


Nos EUA, a placa foi lançada custando US$ 500 (pesquisa realizada na newegg.com, no dia 05/03/2014), bastante salgado, sendo um produto que deve ser procurado apenas por usuário entusiastas que buscam o que existe de melhor no mercado para a plataforma socket LGA 2011.

Tecnologias
Abaixo as principais tecnologias da placa, mas antes uma imagem destacando as mesmas direto no PCB.


Otimizada para overclock extremo
O design de memórias da Rampage IV Black Edition oferece a melhor performance para memórias topo de linha. Um kit quad-channel DDR3 da G.Skill chegou a 4,072MHz.
 

Otimizada para overclock extremo
O design de memórias da Rampage IV Black Edition oferece a melhor performance para memórias topo de linha. Um kit quad-channel DDR3 da G.Skill chegou a 4,072MHz.

ROG RAMDisk
Com a tecnologia ROG RAMDisk, os games carregam até 20 vezes mais rápido que um SSD.
A ferramenta transforma a RAM em um armazenamento temporário para acelerar o desempenho do sistema operacional e reduzir o tempo de carregamento do OS e de jogos. Ela pode usar até 80% da memória disponível do sistema e acessar arquivos sem realocá-los para proteger os dados e minimizar acidentes.

Suporte a quatro GPUs
A placa permite conectar quatro placas de vídeo em modo CrossFireX ou SLI.

Alta-eficiência em resfriamento
Os dissipadores de calor foram reinventados com um metal condutor cobrindo as áreas do MOSFET e do controlador de voltagem (VRM).

OC Panel
OC Panel é um acessório que permite ao usuário monitorar e controlar os ajustes de overclock da placa em tempo real em uma tela de 2.6 polegadas, eliminando a necessidade de um monitor. Ele pode ser usado como um dispositivo externo ou instalado em uma das baias de 5 ¼ polegadas do gabinete.

UEFI BIOS
A placa já sai de fábrica com uma ROG UEFI BIOS que foi atualizada para oferecer configuração mais rápida e controles mais fáceis para experiência em overclock.

SSD Secure Erase
O SSD Secure Erase garante a remoção de dados completa e a restauração do desempenho do SSD, sem precisar usar aplicativos de terceiros e reduzindo os problemas de compatibilidade.

Extreme Engine Digi+ III
A placa usa componentes para garantir estabilidade e desempenho de longa duração, como pode ser visto no Extreme Engine Digi+ III, que fornece informações sobre a CPU e a memória, reforçadas com bobinas 60A de alta qualidade, capacitores 10K Black Metallic e NexFET MOSFETs 90% mais eficientes.

Sonic Radar
Dedicado aos games FPS, o Sonic Radar mostra a origem do som em um radar e permite identificar, por exemplo, a origem dos tiros ou dos passos do inimigo.


SupremeFX Black
A tecnologia promete melhorar o desempenho de placas de som e oferecer uma relação sinal/ruído de 120dB, além de áudio de 600ohms.

Fotos
A Rampage IV Black edition eleva o já alto padrão de modelos da linha Rampage com selo RoG. A placa traz uma série de acessórios, talvez o modelo mais completo da Asus. Entre eles o famoso OC Panel, exclusividade da Rampage Extreme e da Rampage Black Edition série IV. Para quem não conhece o acessório, é um "aparelho" criado pela empresa para dar ao usuário controle e monitoramento mais apurado a diversas funcionalidades do sistema, inclusive quando ele estiver desligado.

 
 

Diferente do modelo anterior, seu visual ficou mais imponente pelas cores utilizadas. O material utilizado para "cobrir" as conexões internas do painel traseiro também ajudou a dar um acabamento diferenciado a placa, inclusive trazendo o nome dela "impresso".

Como em outros modelos, a Asus adicionou direto no painel traseiro conexões Wireless e Bluetooth, tecnologias importantes para alguns aplicativos da suite da Asus que acompanha esse tipo de produto.

Diversos atalhos de botões no PCB da placa, 10 conexões Sata, suporte a 8 pentes de memória, 4placas de vídeo trabalhando juntas, estão entre outros destaques desse modelo, sem deixar de lado o som SupremeFX, outra tecnologia diferenciada.

Nas fotos abaixo temos a placa já montada com um Core i7 4960X, cooler Noctua NH-U14S e kit de memórias 2400MHz da G.Skill.

Vídeo
Abaixo um vídeo de apresentação da placa e algumas de suas características para não deixar nada passar:

BIOS
Seguindo padrão de outras BIOS UEFI em placas topo de linha da ASUS, a desse modelo traz uma série de opções avançadas que possibilitam overclockar o sistema de forma simples e rápida, ou de forma manual e avançada, afinal seu publico alvo é o entusiasta e amantes de overclock.

Abaixo uma série de telas da BIOS da Rampage IV Black Edition:


 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar