Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FUTUROS SMARTPHONES FINOS PODEM GANHAR PROJETORES HD GRAÇAS A ESTES CHIPS DA TI E SONY

03/03/2014

texas instuments dlp projector
 

Seu smartphone provavelmente não tem um projetor embutido porque isso o deixaria mais grosso. É um dos motivos para este componente ainda ser tão raro entre celulares atuais. Mas isto pode mudar: Sony e Texas Instruments criaram módulos de picoprojetor com cerca de 7 mm de altura.

A Texas Instruments revelou esta semana seu novo chipset HD DLP Pico. Chips DLP usam uma matriz de espelhos microscópicos, que se movem independentemente para refletir a luz vermelha, verde ou azul e produzir uma imagem na parede ou tela.

A empresa conseguiu espremer o dobro desses espelhos neste pequeno chip, para produzir uma imagem HD de 1280×720 pixels a 120Hz, com o dobro do brilho dos seus antecessores. E quanto ao consumo de bateria? Este novo chipset também usa cerca de 50% menos energia do que as versões anteriores. Ele tem só 7mm de altura, algo próximo à ponta de um lápis.

sony laser projector

Enquanto isso, a Sony está desenvolvendo um picoprojetor com tecnologia laser, que gera imagens nítidas de 1920 x 720 pixels a qualquer distância. A projeção “focus-free” significa que a imagem não ficará embaçada caso o smartphone esteja a 1m, 2m ou 3m da parede ou tela.

A Sony diz que nem mesmo o ângulo de projeção interfere na qualidade de imagem. A empresa também promete maior contraste, gama de cores e correção automática de distorções na imagem. E com apenas 7,2 mm de altura, o chip cabe direitinho em um smartphone fino.

No Brasil, o exemplo mais notório de smartphone com projetor é o Samsung Galaxy Beam. Lançado por aqui em 2012, ele inclui um projetor DLP com resolução de apenas 640×360 pixels. São 12,5 mm de espessura e 145 g.

Felizmente, smartphones e tablets com projetor HD parecem ainda mais plausíveis no futuro, já que as fabricantes não terão que sacrificar a espessura fina, nem a duração da bateria. Agora é só esperar estes projetores serem embutidos em produtos para o consumidor.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar