Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA LANÇA SMARTPHONES COM SISTEMA BASEADO EM ANDROID

25/02/2014

 

Os três Nokia da linha X: tipo um Android (Divulgação)
 
 

Enquanto a Samsung chama atenção pelo seu novo smartphone de última geração, a Nokia está empenhada em conquistar usuários com poder aquisitivo mais baixo ou que queiram aparelhos mais simples. A empresa mostrou três novos modelos de telefones populares durante a Mobile World Congress, que acontece em Barcelona.

A Nokia afirmou que deseja “conectar o próximo bilhão de usuários à internet”. Entre as novidades estão o Nokia 220, o Asha 230 e o Nokia X, que tem três versões. Este último é o mais curioso dos lançamentos, pois roda um sistema operacional que é baseado no código aberto do Android, mas que se assemelha ao Windows Phone, com o uso dos “tijolos” (tiles).

O Nokia X usa um sistema próprio feito em código aberto Aosp (Android Open Source Project), customizado para a Nokia. Os usuários usarão a loja virtual Nokia Store para baixar alguns aplicativos Android. Mas nem todos estarão disponíveis, já que muitos apps usam serviços do Google. Vale lembrar que a Nokia foi vendida para a Microsoft, que tenta emplacar seu sistema operacional Windows Phone.

Os aparelhos lembram bastante à linha Lumia e, dentre essas opções mais baratas, são os que possuem as configurações mais robustas. Disponível nas cores preta, branca, amarela, verde, azul ou laranja, eles possuem tela de 4 polegadas, câmera de 3 MP, processador de dois núcleos Snapdragon com 1Ghz, 512 MB de memória RAM e 4GB de armazenamento, podendo ser ampliado para 32 Gb com um cartão SD. O preço será de 89 euros (cerca de R$ 288); 99 euros (Nokia X+; cerca de R$ 319) e 109 euros (Nokia XL; cerca de 352).

Há uma versão com mais memória RAM (768MB), o X+, que custa 99 euros (cerca de 320 reais) Já o XL (109 euros ou cerca de 350 reais) tem câmera de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels e 5 polegadas de tela. A memória RAM é a mesma do X+. Todos já chegam de fábrica com um pacote de apps sociais (Facebook, Twitter, WeChat, Viber e Skype), além de email e browser para acesso à web.

O novo Nokia Asha (Foto: Divulgação)

O novo Nokia Asha (Foto: Divulgação)

Mais opções de entrada

Um dos outros dois aparelhos divulgados hoje é o Nokia 220, que tem tela de 2,4″, câmera de 2 megapixels, tocador digital e teclado. Apesar de bastante básico, o telefone tem um browser próprio para acessar sites, pacote de redes sociais como Twitter e Facebook e os comunicadores Yahoo! Messenger e Facebook Messenger. O sistema operacional é o ODM. O valor anunciado foi de 29 euros, ou cerca de 95 reais.

Já o Asha 230 é um modelo intermediário entre o Asha e a linha X e traz touchscreen de 2,8 polegadas, câmera de 1,3 megapixel, tocador digital e rádio FM. Além do pacote de redes sociais, também roda jogos simples em Java. O celular roda o sistema operacional Asha 1.1.1. O preço é de 45 euros, cerca de 145 reais. Todos os modelos citados aqui possuem 2 chips.

América Latina

A Nokia afirmou que os aparelhos estarão disponíveis na América Latina, mas não divulgou a data exata de quando eles chegarão ao Brasil. O preço por aqui ainda será anunciado.
 
 
Fonte: Ne10
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar