Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NEM A MAIOR USINA SOLAR DO MUNDO É 100% ECOLOGICAMENTE CORRETA

24/02/2014

 

Fotos: Divulgação.
 
 

Entrou em funcionamento no Deserto da Califórnia, nos EUA, a maior usina solar do mundo. A Ivanpah Solar Electric Generation System é o maior empreendimento humano para a geração de energia limpa já construído. Ela é capaz de gerar 393 megawats de energia, o que dá para iluminar cerca de 140 mil casas.

A usina custou 2,2 bilhões de dólares e foi feita pela NRG Energy, BrightSource Systema, em parceria com o Google. São 300 mil espelhos distribuídos em 13 km², que direcionam raios solares para três torres de 140 metros de altura. Lá, a água se transforma em vapor para mover turbinas de energia.

A usina começou a gerar energia essa semana e impressiona pela grandiosidade (e beleza!). Segundo seus mantenedores, com a energia gerada por lá será possível evitar que 400 mil toneladas de CO2 seja gerado por ano, o que equivale a retirar 72 mil veículos das ruas.

Foto: Brightsource/Divulgação.

Foto: Brightsource/Divulgação.

100% ecologicamente correta (quase!)

Apesar de não gerar resíduos nocivos ao ambiente, a usina está matando pássaros da região. É que os espelhos geram muito calor ao captarem a luz solar. Com isso, pássaros que sobrevoam a usina são literalmente fritados – a temperatura pode ultrapassar os 500 graus celsius.

Para piorar, muitas aves confundem o mar de espelhos com um lago. Segundo uma postagem do site OddityNews, dezenas de pássaros foram encontrados mortos durante a fase de testes e também nos primeiros dias de funcionamento. Entre os animais mortos estão dois falcões, um mergulhão, um falcão peregrino e diversos pardais.

A BrightSource disse que esse fato era esperado, mas assumiram surpresa com o número de mortes. Ainda não se sabe o impacto a longo prazo que a Invanpah terá no ecossistema da região.
 
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar