Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UNIÃO EUROPEIA TENTA ACABAR COM CONTROLE AMERICANO DA INTERNET

13/02/2014

Por causa do recente escândalo da espionagem norte-americana, a União Europeia apresentou hoje uma proposta para reduzir o poder dos EUA sobre a rede mundial de computadores. A iniciativa diplomática, segundo noticia o Estadão, será trazida a São Paulo em abril, quando haverá um encontro sobre este tema.

“Recentes revelações sobre a espionagem em larga escala colocaram em questão a liderança dos EUA no que se refere à governança da internet”, escreveu a entidade. “Dado o modelo centrado nos EUA de gestão da web, é necessária uma transição suave a um modelo mais global, mas que ao mesmo tempo proteja os valores de uma governança aberta.”

Dentre as propostas fornalizadas hoje está a descentralização do ICANN, órgão americano responsável pela distribuição de domínios, e a globalização das tomadas de decisão sobre garantias de estabilidade e segurança.

Para evitar que a internet seja usada por alguns governos para restringir liberdades, foi incluída também a intenção de impedir a criação de redes paralelas. Seriam criados novos organismos e fortalecidas as entidades globais.
 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar