Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESPIÕES BRITÂNICOS REALIZARAM ATAQUES DDOS CONTRA HACKERS DO ANONYMOUS

06/02/2014

´Activists
 
 

Novos documentos vazados por Edward Snowden e obtidos pela NBC News sugerem que a agência de espionagem britânica, a GCHQ, lançou um ataque DDoS nos coletivos de hackers Anonymous e LulzSec.

Uma apresentação supostamente de uma conferência de 2012 da NSA diz que o Grupo de Pesquisa de Inteligência de Ameaças (JTRIG), do GCHQ, iniciou um ataque de DDoS contra salas de IRC usadas pelo Anonymous. O ataque foi feito para derrubar as comunicações entre os hackers.

Como parte de uma operação maior chamada Rolling Thunder, o ataque aparentemente foi em resposta ao ataque DDoS feito pelo Anonymous em 2011 ao PayPal, que impactou em diversas empresas grandes de cartão de crédito. O documento sugere que agentes do JTRIG também se passaram por membros Anonymous para se infiltrarem nas mesmas salas de bate-papo para identificar hackers.

O relato marca, na verdade, a primeira vez que a existência do JTRIG é mostrada ao público. A NBC explica o motivo disso:

As missões da unidade incluíam ataques a redes de computadores, interrupção, “operações ativas secretas de internet” e “operações técnicas secretas”. Entre os métodos listados nos documentos estavam interferência em telefones, computadores e contas de email e se mascarar como um inimigo em uma operação secreta. O mesmo documento dizia que a GCHQ estava aumentando a ênfase no uso de ferramentas cibernéticas para atacar adversários.

O Rolling Thunder usou Facebook e Twitter para alertar hackers de que os ataques DDoS eram ilegais, o que aparentemente teve sucesso: 80% desses desapareceram das salas de bate-papo infiltradas em menos de um mês. Subsequentemente, a operação identificou membros que ainda realizavam ataques, e até um hacker condenado que roubou 8 milhões de identidades no PayPal.

Os ataques DDoS feitos pelo JTRIG, no entanto, também “interromperam as comunicações na web de dissidentes políticos que não realizaram nenhum hackeamento ilegal”, assim como “derrubou sites sem conexão com o Anonymous.” Como destaca a NBC, chamando de “um exemplo terrível de exagero”, é questionável se tais medidas são realmente justificáveis. O que você acha?
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar