Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PCS: DA ´DEFLAÇÃO´ AO AUMENTO REAL COM ALTA DO DÓLAR EM 2013

17/01/2014

 

O IBGE divulgou nesta quinta-feira, 16/1, que as vendas do comércio em novembro do ano passado cresceram para quase todos os segmentos do varejo – menos para equipamentos de informática e comunicação, que cairam 2,1% em relação a outubro enquanto a média geral foi de 0,7%.

Mais do que o resultado mensal, no entanto, o IBGE destaca que ao longo do ano e no acumulado em 12 meses os resultados foram positivos, apesar de ter identificado aumento de preços em um dos principais itens desse segmento: os microcomputadores.

De acordo com o instituto, houve alta nos preços nos 12 meses terminados em novembro que chegou a 5,6%, “contra uma deflação de -4,6% até novembro de 2012, segundo o IPCA”, conforme indicado na mais recente Pesquisa Mensal do Comércio.

“Mesmo com o aumento de preços dos microcomputadores, os indicadores mensal e acumulado no ano (ambos 6,9%) superaram a média do varejo. Mas isso não ocorreu no acumulado dos últimos 12 meses: 2,8%, contra 4,4% do comércio varejista”, diz o IBGE.

No ano passado, um levantamento da Intel Brasil sugeria que o preço dos computadores vinha caindo sistematicamente há uma década. Outros estudos indicavam, no entanto, que pelo menos a partir de maio de 2013 a direção mudara, particularmente pelos efeitos do câmbio - o dólar voltou a ser valorizado frente ao Real e a maior parte dos componentes é importada.

Dados da Abinee mostram que os dispositivos móveis salvaram o ano da indústria de TI e Telecom no Brasil. Os tablets, de acordo com a Abinee, vão responder por 36% do mercado. Já os smartphones chegaram a 52%. Para 2014, as apostas são ainda maiores, 45% para os tablets- superando PCs e notebooks - e 76% para os celulares inteligentes. As vendas de PCs entraram em baixa no ano passado e a queda pode chegar a 10% em relação a 2012.
 
 
Fonte: Convergencia  Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar