Um adolescente de 16 anos foi apreendido nessa quarta (15), no Rio de Janeiro, depois da publicação de um falso anúncio no Mercado Livre que oferecia negros por R$ 1. A informação foi dada por fontes oficiais, citadas pela Reuters. O jovem confessou o crime.
O garoto foi detido após uma denúncia feita à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Segundo o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Gilson Perdigão, o garoto responderá pelo crime de racismo. Segundo a Lei 7.716, é proibido “praticar, induzir ou incitar a discriminação, o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
Ele será encaminhado para uma Vara de Infância e Juventude, segundo a Polícia Civil do Rio. O Mercado Livre tinha anunciado em um comunicado que colaborou com as investigações e que entregou às autoridades dados de acesso referentes ao anúncio.
Não é a primeira vez que sites e redes sociais no Brasil são utilizadas para propagar racismo e discriminação. Em 2012, usuários no Orkut postaram ofensas contra nordestinos que eram afetados pelas enchentes que atingiram a Zona da Mata Sul. O Ministério Público foi acionado e os responsáveis detidos.
Fonte: Ne10