Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TELEBRÁS QUER INSTALAR UM NOVO CABO SUBMARINO ENTRE BRASIL E EUROPA

17/01/2014

O Brasil vai instalar um novo cabo submarino de fibra ótica para o tráfego de dados entre o país e a Europa. Ontem, o conselho da Telebrás aprovou a criação de uma nova empresa com foco nisso.

A nova empresa será de capital misto, fruto de uma parceria entre a Telebrás e a espanhola Islalink. Elas buscam mais um parceiro aqui no Brasil que invista US$ 185 milhões para viabilizar o novo cabo, segundo reportagem do Jornal da Globo.

Esse seria o sexto cabo submarino brasileiro. Atualmente, cinco estão em operação: quatro deles vão até os Estados Unidos, e um já liga o país à Europa – ele sai de Fortaleza e vai até Lisboa, em Portugal.

O problema é que essa ligação entre Brasil e Europa está sobrecarregada. O novo cabo, que faria o mesmo trajeto do atual, deve ajudar a desafogar a conexão existente a partir de 2016, quando está previsto o início das suas operações.

E, de quebra, essa nova conexão com a Europa pode trazer outros benefícios para a internet brasileira. A Telebrás acredita que ele pode ajudar a aumentar a velocidade de transmissão e baratear o custo da internet para o consumidor final. Isso sem contar que ele pode ajudar na segurança das comunicações com a Europa – menos informações passando pelos cabos nos Estados Unidos significa menos informações que podem ser interceptadas pelos programas de espionagem do governo dos EUA.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar