Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

4K É O FUTURO DA TV, MAS O 3D AINDA NÃO MORREU

10/01/2014

Nas últimas feiras de tecnologia, grandes fabricantes insistem em nos dizer que o futuro da TV é a resolução 4K. Desde a feira IFA de 2012, ficamos de queixo caído com as telas tão repletas de pixels que era difícil notá-los, mesmo de perto. Mas e o outro futuro das TVs, a tecnologia 3D? Ao contrário do que você possa imaginar, ela ainda não morreu – mas tem cada vez menos destaque.

Na maioria dos estandes que visitamos durante a feira CES 2014, as fabricantes se preocuparam em mostrar o 4K e também as telas curvas. Quanto ao 3D – especialmente na versão glass-free (sem óculos) – ele também estava lá, em um canto, como um protótipo que talvez não chegue ao mercado, mas estava lá… na maioria dos casos.

tvs ces 3

A Toshiba, antes uma grande defensora do 3D sem óculos, não exibiu nenhuma TV 3D durante a feira CES. Uma representante nos disse que “quando recebemos o treinamento sobre as TVs, ninguém mencionou 3D”. Segundo ela, modelos com essa tecnologia foram lançados no ano passado, mas sem muito sucesso no mercado: “parece que [o 3D] é algo que nunca deu certo”, diz ela.

A ideia principal do 3D é oferecer maior imersão. A aposta da Toshiba, segundo outra representante, é usar o 4K e telas curvadas para essa finalidade – como no protótipo acima, ainda sem preço ou data de lançamento.

tvs ces 1

A Panasonic também não deu espaço para o 3D. Um representante nos disse que as TVs em exposição – praticamente todas com resolução 4K – não tinham suporte a 3D. A empresa está concentrando seus esforços; no ano passado, eles desistiram dos modelos de plasma. Acima, eles exibem o protótipo de OLED 4K flexível.

tvs ces 2

Mas Toshiba e Panasonic parecem ser exceções. Na Samsung, ao lado daquela impressionante tela 8K, estava uma TV 4K de 55″ com 3D sem óculos. Nela, tocava um vídeo em loop com pessoas jogando comida na nossa direção – o truque mais manjado para fazer o 3D parecer interessante. Trata-se de um protótipo.

tvs ces 5

Só que a Samsung não deixou o 3D ativo de lado: ele estará presente na Series 8 – na qual todas as telas serão Full-HD e curvadas – e também nas Series 6 e 7. Na feira, a empresa não tinha óculos 3D para testar a função, nem exibia vídeo com o efeito.

A Sony também não exibiu nenhum conteúdo em 3D, mas um representante nos disse que todos os modelos em exposição tinham 3D, seja ativo ou passivo. O destaque foi, claro, para TVs 4K. (Não vimos telas curvas desta vez, porém a Sony também aposta nisso – ela já vende um modelo assim, na verdade.)

tvs ces 4

A Sharp, por sua vez, exibia um enorme protótipo de TV 8K com 3D sem óculos. Ela usa tecnologia lenticular da Philips, e como sempre, requer que você esteja em uma posição ideal em relação à TV para ver o efeito tridimensional. Um representante nos disse que o protótipo serve para medir o interesse do público na tecnologia 3D em resoluções mais altas.

Em nosso breve teste, ela não impressionou tanto quanto a TV 8K sem 3D que a Sharp também estava exibindo: a imagem não era tão nítida, e o efeito 3D não era tão pronunciado.

tvs ces 7

A LG, por sua vez, instalou um telão 3D enorme para exibir seus principais lançamentos na CES. Além disso, tínhamos a “primeira parede Ultra-HD em 3D”. Mas os destaques claramente eram o 4K e o webOS repensado para TVs.

Entre as fabricantes menores, 4K e telas curvas dominavam, mas o 3D sem óculos estava sempre presente.

tvs ces 6

A chinesa Haier exibiu protótipos de TVs LED e OLED curvadas, que chegarão ao mercado ainda este ano. Também havia um protótipo de TV 4K com 3D sem óculos, meio que escondido no estande, ainda sem planos de ser lançado para os consumidores.

tvs ces 8

A chinesa Hisense também exibiu suas TVs 4K, que têm como diferencial o preço baixo. TVs curvadas também estavam à mostra. Mas, assim como a Samsung, lá estava um protótipo de TV 4K com 3D sem óculos.

tvs ces 10

Até mesmo a chinesa Konka exibia em seu estande uma TV com 3D sem óculos, ao lado da TV curvada acima.

Se a presença na CES indica alguma coisa, é que as fabricantes ainda estão testando o mercado para ver se há espaço para 3D sem óculos. No entanto, o destaque sempre vai para algo mais garantido: resoluções maiores e telas curvas. É certamente um futuro melhor do que as dores de cabeça de um óculos 3D, ou que as imagens pixeladas no 3D sem óculos.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar