Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVAS WEBCAMS 3D PERMITIRÃO MELHOR INTERAÇÃO COM OS PCS, DIZ INTEL

08/01/2014

A Intel quer encurtar a distância entre o mundo real e o virtual com a ajuda de uma nova geração de webcams 3D que, espera a empresa, irão substituir as já comuns webcams 2D em tablets e notebooks a partir da segunda metade deste ano.

Segundo Mooly Eden, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Perceptual Computing Group na Intel, as novas câmeras podem analisar a profundidade dos objetos em uma imagem, da mesma forma como fazem os olhos humanos. Também são capazes de reconhecimento facial e de mapear a posição exata de mãos e dedos, permitindo o comando de um PC com gestos.

Em uma demonstração durante a CES 2014, feira de tecnologia que acontece durante esta semana em Las Vegas, nos EUA, Eden mostrou notebooks da Lenovo e ASUS, além de um híbrido da Dell, equipados com a nova câmera. A HP, Acer e Fujitsu também irão adotar a tecnologia, em máquinas que chegarão ao mercado na segunda metade deste ano, segundo um porta-voz da Intel. A câmera é parte de uma nova família de produtos chamada RealSense.

A capacidade de determinar a profundidade dos objetos na imagem ajudará os computadores a entender melhor emoções humanas e também pode aprimorar os jogos, através do reconhecimento de gestos, disse Eden. Por exemplo, as câmeras podem reconhecer lábios numa imagem e determinar se o usuário está feliz.

A tecnologia também pode ser usada para aprimorar as videochamadas. A câmera é capaz de reconhecer o rosto e corpo do usuário e separá-los do fundo, substituindo-o por uma outra imagem, assim como fazer os cineastas com telas verdes. A Intel fez uma parceria com a Microsoft para levar este recurso ao Skype. 

Outra demonstração no palco mostrou como as câmeras podem ser usadas para tornar a experiência de leitura de uma criança mais agradável. Usando câmeras e feedback de voz um computador pode determinar o nícel de interação de uma criança com o livro, e aprimorar a experiência com jogos relacionados. A Intel anunciou uma parceria com a editora Scholastic para desenvolver recursos interativos em séries como Clifford the Big Red Dog (conhecida no Brasil como Pacheco, o Cão Gigante) e I Spy.

A câmera também é capaz de identificar as dimensões e características de um objeto analisando a forma e contorno dos itens em seu campo de visão. Ela pode determinar a distância, tamanho, cor e outras características usando sensores coloridos e infravermelhos integrados.

“O desafio é fazer tudo isso em tempo real”, disse Eden, afirmando que é necessário mais poder de processamento em aparelhos com estes recursos. Segundo o executivo a câmera 3D, combinada com o reconhecimento de voz, toque e gestos, irá tornar a interação entre humanos e computadores mais natural e intuitiva.

“Queremos nos comunicar com nossos aparelhos da mesma forma como nos comunicamos uns com os outros”, disse Eden.
 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar