Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GAMES ACELERAM APRENDIZADO, SOCIALIZAÇÃO E CARREIRA, DIZ ESTUDO

30/12/2013

Ganhou um videogame no Natal? Pode jogar a vontade, sem medo de ser feliz. Segundo estudo realizado na Holanda por pesquisadores da Radboud University Nijmegen, aqueles mesmos games que eram considerados viciantes e incentivadores da violência, são responsáveis por incrementar as habilidades de aprendizado dos seus usuários e ampliar suas chances de seguir carreira em tecnologia, engenharia ou matemática.

A ciência apóia a ideia de que não apenas os videogames ensinam novas habilidades como também podem ajudar no aprendizado de outros assuntos. E não estamos falando de jogos educativos, mas sim de jogos violentos, de tiro em primeira pessoa, como Call of Duty, por exemplo. O estudo holandês mostra que especialmente esses games fortalecem o raciocínio, a memória, a percepção e as habilidades de navegação espacial dos jogadores.

Segundo os autores do estudo, a análise mostrou que os jogos de tiros melhoraram a capacidade do jogador de pensar sobre objetos em três dimensões, mais do que outros tipos de jogos e tão bem quanto um curso acadêmico regular. "Pesquisas anteriores já provaram o valor do raciocínio espacial para obter sucesso em carreiras na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática", diz Isabela Granic, uma das autoras do estudo sobre jogos e PhD da Radboud University.

Jogar videogames também pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de solucionar problemas, dizem os autores do estudo. E para os adolescentes, quanto mais jogos de estratégia e role-playing games (RPG) são jogados, mais aumenta sua habilidade de resolver problemas e as notas da escola no ano seguinte, de acordo com o estudo.

A criatividade infantil também pode ser ampliada com o uso dos videogames, mesmo os violentos, mas não quando usados em computadores ou smartphones, diz o estudo. Jogos simples, como Angry Birds, podem melhorar o humor dos jogadores, relaxar e liberar a ansiedade. "Se jogar videogames simplesmente faz as pessoas felizes, então esse é um benefício emocional fundamental a ser considerado", diz Granic.

Portanto está aí um bom argumento para a semana que começa com o feriado de Ano Novo: jogar World of Warcraft não só vai fazer você mais esperto como também pode até dar um empurrão na sua carreira.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar