Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ANÁLISE DA ASUS RADEON R9 280X MATRIX PLATINUM

27/12/2013

Depois de analisarmos a Radeon R9 280X DirectCU II TOP, recebemos da ASUS a Radeon R9 280X Matrix Platinum, placa de vídeo com o mesmo chip R9 280X, mas com projeto bastante diferenciado, do PCB ao sistema de cooler, sendo considerado um dos melhores, se não a melhor solução do mercado com esse chip.

O PCB é totalmente alterado, visando mudanças para dar à placa, benefícios de dissipação do calor e principalmente mais poder de overclock. Componentes da mais alta qualidade, e tecnologias de monitoramento e controle das características da VGA estão presentes em todo o seu projeto, tornando a R9 280 Matrix Platinum um modelo bastante diferenciado, e ideal para quem busca overclock, em especial bater recordes com esse modelo.

A placa está custando U$379,99 no mercado internacional (pesquisa feita na newegg.com no dia 10/12/2013), U$80,00 acima de um modelo referência e U$70,00 acima da R9 280X DirectCU II TOP da própria Asus, que já possui um ótimo sistema de cooler e bom potencial para overclock.

Abaixo, é possível comparar as especificações da R9 280X Matrix Platinum com algumas outras concorrentes de mesmo chip, além da sua antecessora, a Radeon HD 7970 GHz Edition. 


Tecnologias
Abaixo listamos algumas das principais tecnologias da R9 280X Matrix Platinum:

VGA Hotwire
Modificações de voltagem na placa se tornam simples, eliminando a necessidade de soldas complicadas e perigosas. Basta conectar os fios do cabeçalho dedicado das placas-mãe ROG compatíveis nos conectores VGA Hotwire da Matrix. Depois disso, o usuário pode alterar a voltagem diretamente pela ASUS UEFI BIOS ou via AI Suite II.

TweakIt
O TweakIt ofere controle flexível de overclock mesmo quando está sendo rodado um game ou benchmark. Esses ajustes podem ser feitos, de forma intuitiva, pelos botões + e -.

Turbo Fan Activator
Com apenas um aperto, o botão faz com que as ventoinhas trabalhem a 100%. Essa função é necessária em overclocks extremos e outros trabalhos pesados, nos quais é necessária a rápida evacuação do calor e o máximo resfriamento.

Safe Mode
O botão Safe Mode "reseta" a placa de vídeo para a frequência padrão e as configurações iniciais da BIOS.



Matrix LED Load Indicator


Um indicador de LED na Matrix mostra a quanto que a GPU está trabalhando, com cores que se alteram dependendo do quanto a VGA está sendo exigida.

Resfriamento

O design termal utiliza todos os tubos de cobre para que o calor seja removido. Ele gera um fluxo de ar 6 vezes melhor e faz com que a placa trabalhe até 3X mais silenciosa que VGAs de referência, graças aos dois fans de 100mm que suavizam o som.

DIGI+ VRM e Super Alloy Power

A R9 280X Matrix Platinum possui 20 fases de energia e a tecnologia Super Alloy Power, que prolonga o tempo de vida útil da placa e dos seus componentes em até duas vezes e meia, e suporta melhor o calor e a alta demanda de trabalho. Ela também está equipada com a tecnologia DIGI+ VRM, que regula a voltagem da VGA automaticamente e oferece um overclock mais estável e preciso.

Gpu Tweak

O utilitário permite aos usuários ajustar a velocidade de clock e a performance da ventoinha, trabalhando com até quatro placas - perfeita para configurações Crossfire. Proporcionando diferentes experiências de uso com os modos ‘padrão’ e ‘avançado’, os ajustes no GPU Tweak permitem alterar a voltagem da GPU, o que oferece um potencial de overclock ainda maior. O utilitário pode atualizar o driver e o BIOS da placa automaticamente, mantendo o sistema em condições ideais de funcionamento. Para monitorar o estado do sistema diretamente da área de trabalho, o GPU Tweak oferece também um prático widget.

Sistema de resfriamento
O sistema de resfriamento utilizado para esse modelo é bastante diferenciado, um projeto único da Asus que está presente apenas em modelos que buscam se tornar os melhores com o chip em questão. Na imagem abaixo temos a VGA "desnuda", mostrando um pouco dos componentes utilizados no projeto. 

Para conferir as especificações completas da placa de vídeo, acesse o site da ASUS.

Fotos
Nas fotos a seguir veremos que a R9 280X Matrix Platinum tem visual semelhante a outros modelos topo de linha da Asus, com as mesmas cores de outros produtos com selo RoG, mas ao mesmo tempo é uma placa diferente, a começar pelo formato de seu cooler, que ocupa 3 slots PCI Express.

O motivo para um sistema de refrigeração deste calibre, é para melhorar a dissipação do calor, importante quando se trata de um modelo bastante diferenciado e que é destinado a quem busca overclock extremo. Por outro lado, ocupar 3 slots PCI Express gera algumas limitações. Uma delas é que possibilita que no máximo duas placas iguais possam trabalhar juntas. Caso o usuário pretenda fazer Crossfire com 4 placas, a Matrix precisa por obrigação ser o último modelo da combinação, sendo que em qualquer outra posição ela ocupa um slot que automaticamente "mata" uma placa.

Outro ponto que facilita o overclock, além do cooler, é a utilização de componentes de alta qualidade. 


Esse modelo, diferente de outros com mesmo chip, traz suporte a tecnologia Eyefinity com 6 monitores, já que possui duas conexões DVI e 4 DisplayPort.

Além de vários controles de monitoramento e gerenciamento de características da placa, a Asus adicionou um botão que faz os FANs trabalharem em 100% de sua velocidade, consequentemente aumentando a dissipação do calor, e do barulho também. Também é possível aumentar o clock da placa em tempo real através de botões "+" e "-" também adicionados ao PCB.

Outro detalhe é que ela necessita de 2 conectores de 8 pinos ao contrário de um de 8 e um de 6 em modelos tradicionais com esse chip.

Nas fotos abaixo, a Matrix Platinum ao lado da Black Edition da XFX. Podemos ver bem a diferença de tamanho entre os modelos, desde o cooler ao formato do PCB.

Abaixo mais algumas fotos mostrando a parte superior da placa, que possui um LED sobre o "nome" Matrix que alterna de cor dependendo a temperatura da placa.

 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar