Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VEJA A FORMA CORRETA DE MIGRAR SEUS DADOS PARA UM NOVO PC

27/12/2013

Quer dizer que você ganhou um computador novinho em folha no natal? Meus parabéns! Mas agora você tem trabalho pela frente: migrar todos os seus aplicativos, configurações e dados de sua máquina antiga para a nova.

A primeira reação de muitas pessoas pode ser pegar um software de backup como o Acronis TrueImage e “clonar” o HD da máquina antiga na máquina nova. Mas recomendo fortemente que você não faça isso: você estará levando todo os problemas de seu PC antigo (como conflitos entre programas, “lixo” acumulado ao longo dos anos e erros de configuração) para o novo, e criará mais problemas, porque cada cópia do Windows é adaptada ao hardware particular onde está instalada. Por fim, você acabará com a mesma licença do Windows rodando em dois computadores diferentes, algo de que a Microsoft não gosta, e não vai usar a licença pela qual pagou quando comprou o novo PC.

Lamento dizer, mas você vai precisar separar um tempo para mover seus arquivos da forma certa. Em primeiro lugar, você precisa colocar o novo computador em sua rede. E não estou falando de acessar a internet, você tem que fazê-lo conversar e compartilhar arquivos com o PC antigo. Isso não é uma necessidade absoluta, mas vai tornar as coisas muito mais fáceis.

Agora, instale no novo computador todos os programas que você quer usar. Uma boa forma de acelerar o processo é usando um utilitário como o Ninite, que baixa e instala vários programas pra você de forma automatizada. Se você usa software comercial (como o Office, as ferramentas da Adobe, etc) pode ter problemas de ativação se colocar o mesmo programa em duas máquinas. O melhor a fazer é primeiro desinstalar o programa do PC antigo antes de instalá-lo no novo. Pode ser necessário “desativar” o PC antigo, consulte o site do fabricante para instruções de como fazer isso.

Com tudo instalado, mova seus arquivos. Se você é organizado e guarda seus arquivos nas pastas padrão do Windows (Documentos, Downloads, Musica, Imagens), isso pode ser tão simples quanto arrastar os arquivos de um PC para a pasta compartilhada correspondente no outro.

migrarpc_easytransfer-580px.jpg
Parte do Windows 8, o "Transferência Fácil do Windows" facilita a migração de seus arquivos

Mas se você não tem certeza de onde as coisas devem ir, use o utilitário Transferência Fácil do Windows (Windows Easy Transfer), que é parte do Windows 8 (que, assumo, veio com seu PC), para simplificar o processo. Na tela iniciar no novo PC digite transfer, tecle Enter e siga as instruções na tela. 

Depois de tudo pronto, mantenha seu velho PC por perto por alguns meses, só para ter certeza de que não esqueceu nenhum arquivo importante. Divirta-se com sua nova máquina!
 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar