Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UMA CRIANÇA NASCIDA HOJE NÃO TERÁ NOÇÃO DE PRIVACIDADE, DIZ SNOWDEN

27/12/2013

O aumento da vigilância governamental sobre os cidadãos está nos deixando com menos liberdade para decidir quem somos e o que queremos ser, disse Edward Snowden em mensagem gravada em vídeo apresentada na noite de Natal pela emissora Channel 4, da TV inglesa.

Snowden é conhecido mundialmente por ter vazado documentos da Agência de Segurança Nacional americana (NSA)  que provavam a prática de vigilância digital sobre cidadãos do mundo todo.

O vídeo, de 1 minuto e 43 segundos, foi apresentado pelo Channel 4 nesta quarta-feira, 25/12, logo após a tradicional Christmas Message da Rainha. O vídeo com Snowden, produzido pela Praxis Filmes, foi escolhido pelo Channel 4 para ser sua "mensagem alternativa de Natal" de 2013, uma prática que a emissora adotou desde 1993 e que é sempre exibida depois da fala Real.

"Uma criança nascida hoje vai crescer sem nenhuma noção de privacidade", disse Snowden aos expectadores ingleses. "Ela nunca vai saber o que significa ter um momento privado para si mesma, um pensamento que não seja gravado ou analisado", disse Snowden. "Isso é um problema porque privacidade é importante. Privacidade nos permite definir quem somos e o que queremos ser", disse Snowden".

A mensagem de vídeo de Edward Snowden foi produzida pela jornalista freelancer Laura Poitras, dona na Praxis Films e autora de várias histórias sobre a NSA baseada em documentos vazados por Snowden.

Confira a mensagem completa em vídeo abaixo:


Em anos anteriores, o Channel 4 mostrou atores, professores, um veterano de guerra e, em 2008, o então presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em seu vídeo alternativo. A emissora é pública, de propriedade do governo inglês, mas tem seus recursos obtidos com receita gerada pela publicidade de empresas comerciais privadas.

A mensagem de Natal da realeza é produzida pela BBC desde 1932, quando o avô da atual Rainha Elizabeth, o então Rei George V, fez o primeiro pronunciamento natalino. Neste ano, a Rainha focou-se em família e espiritualidade, mas também tocou no direito individual de ter espaços privados para seus próprios pensamentos: "Nós todos precisamos do equilíbrio entre ação e reflexão. Com tantas distrações, é fácil esquecer de parar e pensar, seja meditando, orando ou mesmo mantendo um diário pessoal. Muitos encontraram valor nessa prática", disse ela.

Confira a mensagem da Rainha Elizabeth abaixo:


 
 
 
 
Fonte: IDgNow
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar