Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE E SAMSUNG ESTUDAM INCLUIR BATERIAS SOLARES EM SMARTPHONES

24/12/2013

As

Uma das maiores críticas feitas aos atuais smartphones é a pouca autonomia da bateria. Agora, as duas maiores fabricantes, Apple e Samsung, correm para lançar no mercado células que sejam recarregadas com energia solar.

O site de tecnologia ZDNet Korea, citando fontes dentro da empresa, divulgou que a Samsung estuda mudar seu foco de pesquisa de telas mais econômicas para trabalhar em um celular com bateria solar.

Já a Apple vem registrando patentes de baterias solares desde 2011, no entanto os indícios ainda são baixos de que a empresa coloque a novidade em uma próxima geração de iPhones.

Não é a primeira vez que a indústria tenta algo parecido. Em 2009, a própria Samsung lançou um celular ecologicamente correto feito de garrafas PET e com um painel solar, o Blue Earth. Mas o resultado foi um fracasso. O aparelho era frágil, pouco competitivo e não despertou o interesse dos usuários.

As atuais baterias, além de durarem pouco, agridem o meio-ambiente, já que depende de diversos metais cuja extração gera resíduos. Seu descarte indiscriminado também polui o solo e rios. Além disso, muitas operadoras buscam esses materiais em países que estão em zonas de conflito, o que gera ainda mais instabilidade para esses países.

As baterias solares, portanto, trariam muitos outros ganhos.
 
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar