Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

E-MAIL FALSO DO SERASA CONTÉM MALWARE E ROUBA DADOS FINANCEIROS DA VÍTIMA

23/12/2013

A Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança da solução antivírus Avira no Brasil, identificou uma nova tática de ataque usada por cibercriminosos, que consiste no envio de e-mails falsos em nome do Serasa Experian, alertando sobre débitos pendentes.

A mensagem é enviada por um endereço eletrônico que pode, de fato, confundir as vítimas: "Serasa S/A@serasa.com.br", e diz que o CPF cadastrado para do usuário possui débitos que devem ser quitados. Além disso, a mensagem contém elementos - como o logotipo da empresa e o modo como o texto é escrito, que dão a aparência de legítima.

Ao abrir o e-mail, a vítima é convidada a clicar em um botão, para verificar o tal débito pendente. É assim que a máquina é infectada por um Cavalo de Troia, que tem como objetivo roubar dados bancários e de cartões de crédito da vítima.

serasa-falso
Exemplo de e-mail falso enviado em nome da Serasa, que rouba dados bancários da vítima

"Já que, para realizar compras, o consumidor necessita ter o nome limpo, ele pode se apavorar com a mensagem, principalmente nesta época do ano, porque ele tem poucos dias para fazer as compras de Natal. É neste momento que os criminosos podem obter êxito em sua tentativa de roubar as pessoas", comenta Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia. 

O especialista ressalta que o usuário nunca deve acreditar nesse tipo de mensagem, "porque tanto a Serasa como outros órgãos que trabalham com esta modalidade de serviço fazem este tipo de comunicado apenas via Correio, diretamente na residência da pessoa. Nunca por e-mail".

Além desta dica, o executivo também orienta os consumidores a manterem seus computadores e aparelhos móveis sempre com sistemas operacionais e programas atualizados, além de ter um sistema antivírus de qualidade instalado e atualizado.

Vale lembrar que o Serasa também oferece um serviço gratuito para consulta de CPF e para limpar o nome online, o Serasa Consumidor.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar