Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BRASIL É O 3º PAÍS QUE MAIS PEDE REMOÇÃO DE CONTEÚDO AO GOOGLE

20/12/2013

Já tem um tempo que o Google publica o Transparency Report, uma ferramenta de transparência que lista os países que mais pedem remoção de conteúdo à empresa. O Brasil já liderou a lista, mas hoje está na terceira posição. O que não significa que os pedidos sejam baixos por aqui.

A queda de popularidade do Orkut fez com que o Brasil saísse da liderança nos pedidos de remoção, e com a antiga rede social sendo cada vez menos usada por aqui, outros serviços do Google se tornam alvo dos pedidos – YouTube e Blogger, por exemplo.

Entre janeiro e junho de 2013, foram 321 feitos por ordem judicial, solicitação do governo ou polícia, por diversos motivos diferentes (difamação, critica a governos, privacidade e segurança e até um vídeo excluído do YouTube por questões de segurança nacional).

O Orkut costumava ser o principal responsável pelos pedidos, mas perdeu muito a sua força. Ele foi responsável por 35 das solicitações desta vez. O YouTube, com 94, já é o principal alvo dos pedidos no Brasil, seguido pelo Blogger (com 88) e a busca do Google (com 82 pedidos).

Dois países superam o Brasil nos pedidos de remoção de conteúdo: os EUA foram responsáveis por 545 pedidos, mas a grande campeã é, de longe, a Turquia: 1673 solicitações de remoção. O Google destaca um aumento nos pedidos pelo mundo inteiro – não significa que a censura em si está crescendo, mas a tendência de crescimento nas solicitações é preocupante e a reforça a importância da transparência, como escreveu Susan Infantino no blog oficial do Google.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar