Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GRUPO SUGERE CRIAÇÃO DE UM CARREGADOR “UNIVERSAL” PARA NOTEBOOKS

20/12/2013

A International Electrotechnical Comission (Comissão Eletrotécnica Internacional, IEC), uma organização internacional de padronização de tecnologias elétricas e eletrônicas, que dar um fim à loucura que é ter um carregador diferente para cada notebook e irá publicar a especificação técnica de um carregador universal para computadores portáteis no início do ano que vem.

A especificação irá cobrir “uma ampla gama de notebooks” e definir elementos como o conector usado, segurança e questões relacionadas ao meio ambiente, disse o grupo em um comunicado à imprensa.

O IEC merece crédito por ter ajudado a definir um padrão para o carregamento de smartphones há dois anos, mas este esforço foi em grande parte auxiliado pela popularidade dos conectores micro USB nos aparelhos.

Criar um padrão para notebooks pode ser mais complexo, já que os carregadores usados atualmente nos notebooks vem em todas as formas e tamanhos. O HP Chromebook 11, por exemplo, usa um carregador com um conector micro USB, como os dos smartphones, mas esta seria uma solução inadequada para máquinas mais poderosas e com baterias maiores.

Por sua vez o USB Implementers Forum está trabalhando em uma especificação própria, chamada USB Power Delivery, que poderá entregar até 100 Wats de uma tomada à porta USB de um notebook. Mas o IEC não menciona este projeto.

Os fabricantes de notebooks tem bons motivos para adotar um padrão universal para carregadores. Além de melhor para o meio ambiente e da redução do incômodo para os usuários, a iniciativa também pode reduzir os custos se as empresas não tiverem mais de incluir um carregador com cada notebook: os usuários poderiam simplesmente reaproveitar o carregador de uma máquina mais antiga.

Mas por outro lado, a substituição de carregadores proprietários é uma fonte de renda para muitos fabricantes. Esperamos que os grupos possam trabalhar rapidamente em uma solução conjunta, uma que não resulte em ainda mais padrões conflitantes.
 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar