Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SNOWDEN NÃO PEDIU ASILO EM TROCA DE INFORMAÇÕES

18/12/2013


 
 
Snowden está refugiado na Rússia (Foto: AFP)
 
 
 
 

Em meio à forte repercussão sobre a “carta aberta ao povo brasileiro”, divulgada pelo ex-técnico da CIA, , fontes próximas a ele afirmaram que o jornal Folha de S. Paulo, que publicou o documento fez uma interpretação errada.

Segundo interpretação do jornal Folha de S. Paulo, que publicou uma “carta aberta ao povo brasileiro”, Snowden teria interesse em um asilo permanente no Brasil em troca de ajuda nas investigações contra a . Assessores avaliam que Dilma deve negar qualquer pedido nesse sentido.

» Leia a carta aberta na íntegra

Até o momento nem o Palácio do Planalto, nem o Itamaraty afirmaram ter recebido qualquer tipo de solicitação, mas em Brasília o assunto movimenta a agenda de autoridades. A presidente deve se reunir nesta terça (17) até o final do dia com os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça e Luiz Alberto Figueiredo, das Relações Exteriores, para discutir o caso do ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

O Itamaraty revelou através de um assessor, ouvido pela Folha, que não irá conceder asilo a Snowden. O governo brasileiro disse que não tem interesse em investigar a Agência de Segurança dos EUA, a NSA. O órgão afirmou ainda que respeita a soberania de outros países e que não pretende “dar o troco” nos EUA. O assessor da Presidência da República disse que não tem interesse em entrar em um jogo de retaliações e que não pretende investigar a NSA.

Satisfação

Em uma “carta aberta ao povo brasileiro”, publicada pela Folha de S. Paulo nesta terça (17), ele pede uma mobilização em defesa da privacidade e dos direitos humanos básicos, que estariam em risco por causa da ciberespionagem. Elogia a postura firme do Brasil frente às denúncias.

Atualmente, Snowden vive em asilo temporário na Rússia até o final do primeiro semestre de 2014. O jornalista Glenn Greenwald, que vem divulgando os dados obtidos pelo ex-técnico e que reside no Rio de Janeiro, disse no Twitter que a manchete da Folha está errada e que Snowden não pediu asilo ao Brasil nem ofereceu nada em troca.

O brasileiro David Miranda, esposo de Greenwald e que mantém contato direto com Snowden, disse que o técnico não fez um novo pedido de asilo. Em entrevista à BBC, ele disse que a carta era uma espécie de satisfação ao povo brasileiro e aos congressistas pelo fato dele não estar colaborando com as investigações do Congresso.

Miranda afirmou que Snowden “acredita que nosso país é justo e, por isso, ele acredita que seria um lugar bom pra morar”.

Segundo a legislação internacional, o Ministério da Justiça poderia conceder asilo político para Snowden. No entanto, o recurso vale apenas para estrangeiros já instalados no Brasil.

Antes de receber asilo na Rússia, Snowden fez o pedido a 21 nações em julho desse ano, incluindo o Brasil. Na época, o Ministério das Relações Exteriores disse que não responderia à solicitação.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar