Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FCC LIBERA USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS EM VOO, MAS NÃO CHAMADAS DE VOZ

17/12/2013

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) votou na semana passada para avançar com um plano, o qual permite que as companhias aéreas deixem seus passageiros usarem telefones celulares durante os voos.

Enquanto a FCC aprovou uma prévia da regulamentação proposta, ou NPRM, com o objetivo de permitir que os passageiros das companhias aéreas utilizem seus dispositivos para envio de mensagens de texto, e-mail e navegação na Web, o Departamento de Transportes dos EUA anunciou que vai iniciar um processo para proibir chamadas de voz durante o voo.

"Ao longo das últimas semanas, temos ouvido falar de preocupações levantadas pelas companhias aéreas, por viajantes, comissários de bordo, membros do Congresso e outros que estão incomodados com a ideia de passageiros falarem em telefones celulares durante o voo - e eu também estou preocupado com essa possibilidade", disse o secretário de Transportes, Anthony Foxx, em comunicado.

O papel do FCC no processo é determinar se as preocupações com a interferência causada por dispositivos móveis às redes móveis existentes se tornaram obsoletas com as novas tecnologias, disse o presidente da FCC, Tom Wheeler, durante uma reunião da comissão.

Já o Departamento de Transporte (DOT) vai analisar se as chamadas de voz em voo são "justas para os consumidores", disse Foxx. Isso porque ninguém quer ficar ouvindo o vizinho do assento ao lado falando alto durante a viagem.

A proposta não abrange conversas telefônicas altas e irritantes, disse Wheeler. As companhias aéreas teriam o controle sobre os serviços móveis que permitem - tais como navegação na Web, e-mail e mensagens de texto - e poderiam permitir o uso de dispositivos móveis somente se instalarem novos equipamentos para eliminar a interferência, disse ele.

A FCC proibiu o uso do telefone celular em voos em 1991, devido a preocupações com a interferência de redes móveis no chão. Desde então, novas tecnologias têm permitido que sistemas de bordo especializados evitem tais interferências, de acordo com as exigências da FCC. Algumas companhias aéreas da Ásia e da Europa têm permitido o accesso móvel durante voo nos últimos cinco anos.

A proposta limitaria o uso de dispositivos móveis para aeronaves maiores do que 3 mil metros.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar