Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WEB E MOBILIDADE REINVENTAM O CONCEITO DE COLABORAÇÃO

06/12/2013

 

Na área das Comunicações Unificadas as projeções para 2014 já começam a surgir. Segundo o Cisco Technology Radar - estudo que reúne um grupo com mais de 70 especialistas - há novidades chegando. Entre elas, a colaboração interativa pela Internet.

O modelo vai usar a tecnologia WebRTC (Real Time Communication), que permitirá a colaboração em tempo real através da Web já que qualquer internauta poderá usufruir das funcionalidades de uma videoconferência, chamadas de voz, mensagens instantâneas e partilha de conteúdos sem a instalação de  plug-ins.

Os especialistas também afirmam também que a tecnologia de vídeo em ultra-alta definição (4k-2160p e 8k-4320p) será imprescindível nos smartphones, óculos de realidade aumentada, tablets e outros dispositivos equipados com câmara. Com uma resolução até 16 vezes superior à atual TV em alta definição (1080p), o seu impacto na rede requer a adoção de novas tecnologias como o streaming P2P, redes federadas de distribuição de conteúdos, HEVC (H.265) ou streaming HTTP adaptável.

A internet das Coisas e as comunicações M2M também ganham destaque nas projeções. Em 2022, estimam os especialistas, as conexões M2M representarão 45% do total, enquanto conexões Person-to-Machine (P2M) e Person-to-Person (P2P) representarão os 55% restantes.

A Internet das Coisas requer novas tecnologias de segurança – como o RPKI (Resource Public key Infraestructure) ou o DNSSEC (Domain Name System Security Extensions) – e novas soluções de gestão de dispositivos móveis (MDM, Mobile Device Management) mais escaláveis e mais centradas na nuvem.

Aliás cloud computing terá impacto direto nos novos negócios. Tanto que o levantamento afirma que os ambientes cloud públicos, privados e híbridos baseados em configurações estáticas darão lugar aos ambientes cloud dinâmicos e com múltiplos fornecedores.
 
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar