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RECLAME AQUI RECEBEU 8,5 MIL RECLAMAÇÕES DURANTE A BLACK FRIDAY 2013

03/12/2013

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) apresentiu nesta segunda-feira, 2/13, resultados da Black Friday 2013 que, na opinião da entidade, demonstraram uma evolução significativa em relação à edição anterior.

O volume de transações cresceu mais de 78% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento feito pela empresa Clearsale, enquanto que o número de reclamações, segundo o site Reclame Aqui, aumentou cerca de 6%. Em 2012, foram 541 mil pedidos realizados e 8 mil reclamações. Em 2013, 964 mil pedidos realizados e 8,5 mil reclamações. O valor faturado em 2013 foi de R$ 429 milhões – superando a expectativa de R$ 340 milhões - , contra os R$ 217 milhões de 2012.

Apesar dos investimentos feitos pelas lojas participantes em infraestrutura tecnológica, comunicação e atendimento, para que os e-consumidores pudessem efetuar suas compras com mais facilidade, o elevadíssimo volume de transações (964 mil) gerou lentidão e problemas de acesso aos sites, que dificultaram a compra por uma parcela significativa dos consumidores.

Outro ponto que merece atenção é o fato de ainda não ter ficado totalmente claro para os consumidores, considerada a natureza das reclamações, os produtos que fazem parte das promoções do Black Friday, o que levou a queixas que não teriam necessidade de acontecer.

Com esses resultados, a camara-e.net considera que o Black Friday, mesmo necessitando ainda de melhorias, consagra-se definitivamente no calendário brasileiro de datas comemorativas, classificando-se em sexto lugar em volume de vendas, ficando atrás apenas das principais datas comemorativas do e-commerce, ou seja, Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais e do Dia dos Namorados.

Black Friday Legal
A camara-e.net ainda não tem um balanço da iniciativa Black Friday Legal, que implementou um Código de Ética para o Black Friday, em parceria com o Busca Desconto, e obteve a adesão de 124 empresas. O objetivo da iniciativa foi proteger e-consumidores e varejistas durante o evento por meio de normas de conduta e boas práticas para promoções de e-commerce.

A avaliação de aplicação do Código de Ética será realizada nos próximos dias. A entidade pretende divulgar um ranking das lojas e seu desempenho. O Conselho do Código de Ética do Black Friday deverá emitir também sua opinião quanto ao cumprimento dos ditames do Código por parte das lojas aderentes.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
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