Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTA ENORME ESTRUTURA DE AÇO VAI SEPULTAR O REATOR 4 DE CHERNOBYL

02/12/2013

Quando um surto inesperado de energia provocou o pior acidente nuclear da história em Chernobyl, quase um 250 mil trabalhadores da construção civil arriscaram a vida para construir um “sarcófago” de proteção em torno do reator danificado. Foi uma açã provisória – e agora, quase 30 anos após o acidente, um dos maiores projetos de engenharia da história está a caminho de protegê-lo.

Ukraine Japan Chernobyl Fumio Kishida

Foto: AP Photo/Efrem Lukatsky.

A BBC explica o projeto de US$ 2 bilhões para proteger o sarcófago de metal decadente usando um escudo de metal ainda maior chamado Novo Confinamento Seguro, ou NSC (na sigla em inglês). Para simplificar, o NSC é um arco enorme de aço projetado para proteger a região ao redor caso o sarcófago de 27 anos de idade entre em colapso. O design foi proposto em 1992 por uma equipe de engenheiros britânicos, mas o planejamento durou mais de uma década – o projeto atualmente está pela metade, e a expectativa é que ele esteja pronto em 2015.

Diversos motivos explicam a demora para levantar e fazer o NSC funcionar. O primeiro é a escala deste escudo protetor com 90 metros de altura. Como ele vai cobrir o sarcófago existente, o arco precisa ser grande o bastante para ser lar da Estátua da Liberdade e largo o suficiente para acomodar um campo de futebol. Ele está sendo construído por milhares de trabalhadores e engenheiros de todas as partes do mundo, cada um deles com um limite de exposição mensal e anual baseado em onde, e por quanto tempo, trabalham no local.

APTOPIX Ukraine Chernobyl
 
 
 
 
Fonte: GIzmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar