Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE PATENTEIA TECNOLOGIA DE CÂMERA QUE FAZ IMAGENS REFOCÁVEIS

27/11/2013

applelytro
 

A Apple acaba de conseguir o registro de uma patente para uma câmera “plenóptica” ou de campo de luz, muito parecida com aquela que a Lytro começou a vender há alguns anos. Esta tecnologia permite que você mude o foco das fotos depois de tirá-las, o que poderia levar a fotografia no iPhone a um novo nível.

A patente para uma “Câmera digital incluindo adaptador para imagens refocáveis” é bem clara. Como outras câmeras plenópticas, a nova tecnologia da Apple usa um adaptador com um conjunto de microlentes que podem ser usadas para formar imagens refocáveis de baixa resolução. Ela funciona assim: captura o campo de luz inteiro ao redor da câmera e então o quebra através das microlentes. Depois, basta focar ou refocar a imagem usando software. Sem o adaptador, a câmera tira fotos normais de alta resolução.

Por vários motivos, o interesse da Apple em câmeras plenópticas não é nenhuma surpresa. Antes de falecer, Steve Jobs teve uma reunião com o fundador da Lytro, Ren Ng, para propor que as duas empresas trabalhassem juntas. Isso levou até mesmo a rumores de que a Apple estaria cogitando comprar a Lytro, mas isso nunca veio a acontecer. Agora, parece claro o porquê disso nunca ter se concretizado; como a patente foi enviada muitos meses depois do encontro, a Apple aparentemente decidiu tomar um caminho paralelo.

Como em todas as patentes, não há muito mais do que uma indicação de que, em algum momento, a Apple pode vir a olhar com mais carinho para a tecnologia. Poderemos vê-la num futuro iPhone? Com certeza! No entanto, dada a recepção morna que a própria Lytro teve, talvez não haja tanta pressa assim.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar