A Microsoft revelou que chegou a construir protótipos do controle do Xbox One que incluíam recursos de cheiro e de projeção de imagens. O gerente geral de acessórios do Xbox, Zulfi Alam, falou que a empresa fez centenas de protótipos, incluindo alguns que tinham recursos que acabaram em controles de rivais, como os alto-falantes – incorporados no DualShock 4 – ou a segunda tela – como a do control do Wii U.
Esse protótipo aqui tinha uma tela, que deslocava os botões "back" e "start" para os cantos do controle
O protótipo com os recursos de cheiro funcionava assim: foram construídas pequenas cápsulas que continham vários tipos de odores diferentes. Aí quando o jogador, por exemplo, andava numa floresta, essas cápsulas eram ativadas, e ele poderia sentir o cheiro da flora.
Também foi criado um protótipo que tinha um pequeno projetor, que projetava o ambiente do jogo ao redor do usuário. Talvez essa revelação explique porque a Microsoft gastou centenas de milhões de dólares para desenvolver o controle do Xbox One.