Organizações nos EUA e do Reino Unido gastam em média até 3,4 milhões de dólares por hora com fraudes e distúrbios online decorrentes da Cyber Monday - data comemorada um dia após a Black Friday.
É o que aponta uma pesquisa realizada pela RSA e pelo Ponemon Institute e divulgada nessa sexta-feira (8). O estudo pesquisou 1,1 mil equipes de TI em organizações varejistas.
Embora 64% das organizações percebam um aumento significativo no número de ataques, apenas 23% delas podem detectá-los e corrigi-los rapidamente, e 70% das organizações não tomam precauções adicionais para se antecipar a tais ataques.
Além disso, com os recursos atuais, 51% afirmam não ter visibilidade em tempo-real do tráfego na Web, o que dificulta a identificação da causa básica desses ataques – deixando apenas 23% com a sensação de que a maioria dos ataques pode ser rapidamente detectada e corrigida.
"O clima competitivo e a imprevisibilidade da economia não deixam muita margem às organizações para erros comerciais. Infelizmente, os criminosos cibernéticos são furtivos e astutos, e avançaram a tal ponto que a segurança tradicional e as defesas contra fraudes nas quais as empresas confiam são, na melhor das hipóteses, insuficientes e, na pior, obsoletas", afirma o estrategista de ameaças de TI da RSA, Demetrios Lazarikos.
O relatório também identifica os nove principais cenários que as organizações provavelmente enfrentarão na Cyber Monday que se aproxima, e a grande maioria considera-os difíceis ou muito difíceis de detectar. Em ordem de probabilidade, os cenários de ataque são:
Botnet e DDoS (Distributed Denial of Service)
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Fraudes em App Stores
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Comprometimento de conta ou do acesso móvel
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Fraude em clique
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Validação de cartão de crédito roubado
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Abuso em Cupons de desconto online
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Sequestro de conta
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Abuso de carteira eletrônica
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Sequestro de promoção de marca
De acordo com o presidente e fundador do Pomenon Institute, Larry Pomenon, embora o cenário pareça preocupante, ainda há maneiras das empresas se protegerem. "Organizações pioneiras que têm agilidade para romper o status e abraçar inovações podem não só proteger melhor suas empresas, mas também obter uma enorme vantagem. A redução das perdas provenientes de fraude e o aumento da confiança na marca podem colocar a empresa à frente de seus concorrentes", disse.
Fonte: IdgNow