Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIBERCRIMINOSOS USAM ARQUIVOS DO WORD PARA ESPALHAR VÍRUS

08/11/2013

O cibercrime brasileiro está evoluindo e criando formas de ataques mais refinadas e complexos. Uma das novidades foi encontrada pela Kaspersky descobriu um novo ataque incomum, que utiliza arquivos do Office para infectar as máquinas.

A praga encontrada pela empresa de segurança chega como um arquivo RTF anexado a uma mensagem de e-mail com o assunto pouco criativo de “Comprovante Internet Banking”. Os criminosos tentam usar o arquivo como forma de disseminação de seu trojan bancário.

Se o usuário chegou ao ponto de baixar este arquivo e abri-lo, o documento mostrará uma imagem e solicitará que ele clique duas vezes sobre ela para ampliá-la. Caso ele faça isso, será oferecida a execução de um arquivo .CPL e, se confirmado, a infecção tem início.

Reprodução

A Kaspersky explica que o arquivo está inserido dentro do documento e funciona como um executável comum. Word e WordPad permitem a inserção de objetos nos documentos, que podem ser executáveis.

Após a execução, o vírus baixa vários arquivos para o sistema para concluir a infecção. A utilização desta técnica permite uma forma mais inteligente de burlar os filtros de e-mail, já que arquivos DOC e RTF raramente são bloqueados. A empresa também afirma ter certeza que a técnica passará a ser usada com mais frequência entre os cibercriminosos.



 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar