Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

E-MAILS FALSOS ENVIADOS EM NOME DO DETRAN-SP TENTAM ENGANAR USUÁRIOS

31/10/2013

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta os usuários para tomarem cuidado com e-mails falsos que são enviados em nome do órgão. 

Nos últimos dias, o Detran informou que há duas mensagens eletrônicas maliciosas circulando na Internet, com o intuito de enganar os usuários e comprometer a máquina da vítima com vírus, além de roubar informações pessoais - como endereço, número de documentos e senhas de acesso a sites, inclusive de bancos.

Um dos e-mails identificados pela empresa possui como título: "Notificação online de multas...", e traz um link malicioso que supostamente levaria o usuário a uma página que informaria a infração cometida e o seu respectivo valor.

Outro e-mail identificado pela empresa tem como chamariz a "suspensão da CNH". A mensagem afirma que o condutor do veículo atingiu os 21 pontos e, por isso, teve sua carteira de habilitação suspensa e deve passar em um departamento do Detran-SP para entregá-la. A armadilha está em um anexo ou link enviado juntamente com esse texto.

Algumas informações nas mensagens ajudam o usuário a identificar que são falsas. O uso de termos específicos como "Sistema Integrado de Estradas e Rodagens/SIER" (que não existe, de acordo com o órgão) e o "GRAVAME" (que nada tem a ver com infrações de trânsito, mas sim com veículos financiados) possivelmente foram usados no corpo da mensagem para dar credibilidade ao texto.

Outro detalhe importante é com relação ao e-mail do remetente (contato@detran.gov.br), que não existe. Os Detrans são órgãos de trânsito vinculados aos governos dos Estados e do Distrito Federal, logo, todos os Detrans possuem em seus e-mails oficiais a sigla do estado ao qual pertencem - o que não é o caso.

Vale lembrar também que a terminação ".gov.br" somente é utilizada por órgãos do governo federal e não existe um "Detran federal", sendo assim, o endereço "www.detran.gov.br" não existe. 

Canais oficiais

O Detran não envia notificações de multas por e-mail, apenas via Correios, para o endereço de cadastro do veículo do cidadão. Ele também não envia e-mails para condutores que atingiram a pontuação máxima permitida na CNH, que é de 20 pontos, no período de 12 meses. 

Tal notificação é feita por meio de carta, enviada pelos Correios, e também por meio do Diário Oficial do Estado (com a publicação do número da habilitação do motorista). Além disso, o condutor terá direito a apresentar defesa, antes de entregar a habilitação. 

O órgão afirma que envia e-mails somente para responder às solicitações enviadas primeiramente pelos próprios cidadãos por meio de seus canais oficiais de atendimento: Disque Detran-SP, Fale com o Detran-SP e Ouvidoria. 

Fora isso, toda comunicação do Departamento com os condutores e donos de veículos é realizada apenas de duas formas: por correspondência enviada pelos Correios ao endereço de cadastro do veículo ou da habilitação, ou por mensagem de texto via celular (quando autorizado pelo cidadão no portal do Detran.SP, mediante cadastro prévio). 

No portal do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), é possível consultar pontos na carteira, dados de veículos e multas. Porém, para ter acesso às informações é preciso fazer um cadastro, com criação de login e senha de uso pessoal, garantindo a segurança do acesso. 

Serviços

Atualmente, o Detran-SP oferece 20 serviços que podem ser feitos pela internet, de forma segura, como 2ª via da habilitação, CNH definitiva, consultar as multas de um veículo e alterar endereço, entre outros. 

Para entrar em contato com o Disque Detran-SP, o condutor deve ligar para (011) 3322-3333 (capital e municípios) ou para 0300–101–3333 (demais localidades). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h. 

Para entrar em contato com o Detran-SP e com a Ouvidoria, basta acessar o site do departamento, clicar na aba "Detran" e depois em "Atendimento".
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar