Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LENOVO AVALIA A POSSIBILIDADE DE COMPRAR A BLACKBERRY

18/10/2013

A gigante chinesa Lenovo está considerando dar um lance para comprar a fabricante de smartphones BlackBerry, segundo notícia publicada nesta quinta-feira, 17/10, pelo The Wall Street Journal. O jornal cita "fontes ligadas ao assunto" para informar que a Lenovo já teria assinado um acordo de confidencialidade (NDA) com a Blackberry para começar a examinar os documentos financeiros da companhia canadense.

A BlackBerry não quis comentar diretamente a reportagem, informando apenas que um comitê especial, formado para examinar o futuro da companhia, está buscando "alternativas estratégicas". "Não pretendemos divulgar dados sobre a evolução do processo até que tenhamos aprovado uma transação específica ou eventualmente terminado de revisar as alternativas estratégicas", diz a empresa em comunicado oficial divulgado hoje.

A empresa colocou-se no mercado em busca de um comprador  em meados deste ano, depois que o lançamento do sistema operacional BlackBerry 10 e a nova linha de smartphones não conseguiram atrair os usuários. Apesar de ainda ter grande base de clientes corporativos e governamentais usando a plataforma, a Blackberry está na "lanterna" do mercado, depois do Android, Apple iOS e Windows Phone.

A grande base de usuários corporativos é um risco para um possível acordo com a Lenovo, pois a operação só seria aprovada após passar pelo escrutínio dos órgãos de regulamentação do mercado. No caso da Lenovo, o fato da empresa estar baseada na China é especialmente complicado. No ano passado, o Comitê de Inteligência do Senado sugeriu que o uso de equipamentos de telecomunicação e redes produzidos pelas empresas ZTE e Huawei poderiam representar uma ameaça à segurança nacional nos EUA.

Até agora dois outros grupos mostraram interesse na BlackBerry. Um deles, a Fairfax Financial Holdings, já fez uma oferta preliminar de US$4,7 bilhões para comprar a BlackBerry mas a discussão ainda está em andamento. Recentemente, um dos fundadores da BlackBerry, Mike Lazaridis, anunciou que está trabalhando com um grupo interessado em comprar a empresa.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar