Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE DIZ QUE VAI ATUALIZAR VERSÃO DO CHROME PARA XP ATÉ 2015

17/10/2013

A Google resolveu hoje "cutucar a onça com a vara curta", como diz o ditado popular. A empresa de Larry e Sergey anunciou que manterá updates regulares da sua versão do navegador Chrome para o Windows XP por um ano a mais que a Microsoft.

Enquanto a MS vai encerrar o suporte ao seu sistema operacional ancião - 12 anos de idade - em 8 de abril de 2014, e por consequência também o suporte ao Internet Explorer (IE) nessa plataforma, a Google promete atualizar seu navegador para o XP até abril de 2015. A informação foi dada hoje pelo diretor de engenharia do Chrome, Mark Larson, em um post publicado no blog da companhia.

Segundo o post, o objetivo da empresa é "suportar o Chrome para os usuários do XP durante esse processo de transição", referindo-se especificamente ao fato de que na data da aposentadoria compulsória do XP ainda vão estar ativos dezenas ou até centenas de milhões de PCs com o sistema operacional e boa parte deles não deverá obedecer tão rápido ao aviso de "não use".

O Chrome não será a única escolha dos usuários do Windows XP no próximo ano. O Firefox e o Opera também prometem manter o suporte ao XP depois de abril de 2014. Está portanto oficialmente reaberta a guerra dos browsers.

A Microsoft vai liberar seu update final de segurança para o XP em 8 de abril de 2014. Após essa data, só grandes usuários corporativos que pagaram planos caros de suporte pós-aposentadoria deverão receber correções de segurança.

Como a Microsoft associa o suporte ao seu navegador Internet Explorer (IE) ao sistema operacional, quem estiver usando o XP deixará de receber updates de segurança do browser. Mesmo o IE8, que foi lançado em 2009, não vai receber atualizações se estiver funcionando no Windows XP, embora em outras plataformas, incluindo o Windows Vista e o Windows 7, ele continuará a ser atualizado até o fim do ciclo daquela plataforma. No caso do IE8 no Windows 7, por exemplo, o suporte continuará a ser oferecido até janeiro de 2020.

Muitos profissionais de segurança avisaram os usuários do XP para abandonar o sistema operacional até abril 2014, porque muitos vírus e códigos maliciosos atacam as máquinas pelo navegador. Ao oferecer suporte até 2015, a Google certamente dá uma boa desculpa para os usuários se manterem com o XP, o que pode garantir à empresa uma fatia maior do marketshare de browsers.

Segundo dados da empresa de métricas de web Net Applications, o Windows XP está hoje em pelo menos 35% de todos os PCs Windows (dados de setembro de 2013). O XP só perde para o Windows 7, que no mesmo período tinha 51% dos equipamentos Windows, segundo a pesquisa.

A Computerworld usou os dados da Net Applications para fazer uma projeção da base de PCs em abril de 2014 e acredita que uma fatia de 18%  a 26% dos equipamentos poderá ainda estar usando o XP na data.

A Microsoft vem batendo na tecla do fim do XP por anos e em 2013 resolveu finalmente fazer pé firme e aposentar compulsoriamente o sistema operacional. No mês passado, durante uma apresentação a analistas de Wall Street, o COO da Microsoft, Kevin Turner, disse que a empresa tem planos de ter apenas 13% de marketshare do XP em abril de 2014. "Essa é uma iniciativa muito importante para nós e na qual colocamos grandes esforços para fazer acontecer", disse o executivo.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar