CONHEÇA O ´KINECT´ QUE ENXERGA PESSOAS ATRAVÉS DA PAREDE
10/16/2013
Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram um aparelho que, tal qual o Kinect da Microsoft, é capaz de rastrear pessoas sem que elas tenham de usar roupas especiais ou segurar algum tipo de sensor. Só que a criação do MIT tem um diferencial: ele consegue fazer isso mesmo se houver uma parede o separando da pessoa a ser rastreada.
Com ajuda de três antenas de rádio posicionadas no sentido da parede e separadas por 1 metro umas das outras, o sistema triangula a posição de algo que estiver do outro lado da parede e mostra isso como um ponto vermelho numa tela.
Com margem de erro de 10 centímetros, o aparelho não é tão preciso quanto o Kinect - que consegue até ler lábios. Além disso, enquanto o sistema da Microsoft detecta múltiplos alvos, o do MIT só enxerga um, então, se houver três pessoas na sala, duas têm de ficar paradas para não influenciar no rastreamento.
Os pesquisadores acreditam que a máquina poderá ser usada em lojas - para saber quais produtos os clientes só olham, sem comprar, por exemplo -, asilos, em residências como dispositivo de segurança, entre outros. Eles já têm até um algoritmo que reconhece quando o alvo está respirando.