Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK PASSARÁ A USAR APRENDIZADO PROFUNDO PARA ENTENDER USUÁRIOS

01/10/2013

 
 
O Facebook quer saber mais sobre seus usuários. Numa tentativa de tornar o conteúdo no feed de notícias mais direcionado do que já é, e também oferecer anúncios mais interessantes para o usuário final, a companhia está investindo em pesquisas com aprendizado profundo para aprimorar o reconhecimento do conteúdo postado pela pessoa.

A técnica, referente a um tipo de inteligência artificial, simula as redes cerebrais para o processamento de dados. Com isso, a empresa poderia entender melhor o conteúdo postado por seus usuários, não apenas em texto, mas também em fotos.

O potencial do aprendizado profundo mostra que é possível identificar emoções em texto, em fotos, e até mesmo fazer previsões bastante precisas sobre o comportamento futuro da pessoa.

O grupo de oito pessoas, conhecido internamente como o "time de IA (inteligência artificial)", começou a trabalhar recentemente neste projeto e detalhes ainda são secretos. Contudo, o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, já dá alguns detalhes.

Uma das primeiras aplicações óbvias é no feed de notícias. A rede social já utiliza técnicas de inteligência artificial para filtrar os posts que chegam até a linha do tempo da pessoa, de acordo com a relevância. Segundo Schroepfer, o Facebook precisa melhorar na seleção de posts, porque os usuários geram cada vez mais dados e passaram a usar a rede social de formas diferentes.

"A quantidade de dados está aumentando, as pessoas arranjam mais amigos, e com a internet móvel, as pessoas estão online com mais frequência. Eu não olho mais meu feed de notícias no fim do dia; eu constantemente tiro meu telefone do bolso enquanto espero pelo meu amigo em uma cafeteria. Nós temos cinco minutos para divertir você", afirma ele.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar